O romboide maior (do grego rbombos, em forma de paralelogramo) é um músculo das costas que liga a com aos processos espinhosos da última vértebra cervical e as cinco primeiras vértebras torácicas da coluna vertebral e se inserem na borda medial da escapula, abaixo da linha da escapula.
Os principais músculos que inserem (distal ou proximalmente) na escápula são:
Apresenta como ação a rotação medial e adução do braço. Para terminarmos o estudo dos músculos que estão relacionados com a escápula, falaremos do último, o deltóide. Este se origina na escápula (espinha e acrômio) e porção lateral da clavícula. A inserção é no úmero (tuberosidade deltóidea).
A escápula alada é uma situação rara caracterizada pela posição incorreta da escápula, que é o osso encontrado nas costas, que está conectado com o ombro e com a clavícula e que é sustentado por vários músculos, resultando em dor e desconforto na região do ombro.
A união ocorre entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escápula. A cavidade glenóide é rasa e tem uma superfície articular menor do que a cabeça do úmero. Para aumentar a superfície de contato, ou seja, a profundidade da cavidade existe um lábio glenoidal de fibrocartilagem.
A Escápula articula-se com dois ossos: Úmero e Clavícula.
The spine of scapula is a prominent plate of bone, which crosses obliquely the medial four-fifths of the dorsal surface of the scapula at its upper part, and separates the supra- from the infraspinatous fossa.
Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.