Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5. Figura 5: Misturas heterogêneas. Exemplos de misturas heterogêneas: água e gelo, água e óleo, areia, sangue, leite.
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.
bronze: mistura homogênea formada por cobre e estanho; aço: mistura homogênea formada por ferro e carbono; granito: mistura heterogênea formada por quartzo, feldspato e mica; leite: mistura heterogênea composta por materiais diferentes.
Assinale as alternativas que apresentam misturas homogêneas: Justifique sua resposta com dados conceituais e desenhos. a) Água mineral.
Resposta. Resposta: As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.
As fases de uma mistura são as porções de substâncias que não se misturam, como é o caso da água e do óleo, uma mistura bifásica, ou o sangue parado, que, com o tempo, irá se separar em 3 fases.
Sistema com n componentes sólidos como regra tem n fases. Sistema com n gases sempre tem uma única fase. Não existe sistema heterogêneo de dois ou mais gases. Sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em mudança de estado físico.
Explicação: O sistema I apresenta três fases: óleo, água líquida e gelo. O sistema II apresenta três fases: água líquida, gás e gelo. O sistema III apresenta seis fases: óleo, gelo, água, sal, e há três tipos de substâncias no granito: quartzo, feldspato e mica.
O número de fases de cada um dos sistemas é 3-3-6. Já o número de componentes é 3-2-4. Devemos lembrar que um componente se trata de uma única substância que é composta por diferentes átomo ou moléculas, que formam uma mistura ao serem misturados com outros componente.
Existem 3 tipos principais de células sanguíneas:
Os leucócitos são células sanguíneas especializadas em defender o corpo contra organismos estranhos. Os leucócitos (também chamados de glóbulos brancos), assim como as hemácias, são elementos figurados do sangue. Essas células são formadas no adulto dentro dos ossos, na medula óssea vermelha.
O sangue humano é formado por diversos tipos de células, cada qual com sua função, as mais importantes são: