O que Microlitase renal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infeções renais (pielonefrite) ou cólica renal.
Quais são os sinais e sintomas da Litiase?
Os sinais e sintomas mais comuns do cálculo renal são:
desconforto ou dor lombar ("dor ao fundo das costas") unilateral: frequente;
presença de sangue na urina (também conhecido por hematúria), visível a olho nu (hematúria macroscópica) ou apenas identificado em exame à urina (hematúria microscópica): frequente;
Mais itens...
Quem trata de cálculo renal?
O nefrologista trata de doenças como insuficiência renal, complicações renais de doenças autoimunes, hipertensão arterial, infecção urinária cálculo renal de repetição, entre outras. Sua atuação é clínica, podendo fazer tratamentos por meio de remédios, exames e orientações médicas.
Quem tem microlitíase testicular?
A microlitíase testicular é relativamente frequente na população masculina, podendo atingir até 5% dos homens. Não existe tratamento medicamentoso ou cirúrgico para essa condição. É duvidoso na literatura médica se a microlitíase testicular tem maior associação com câncer de testículo.
Qual médico cuida dos rins e fígado?
O urologista é o médico que passou pela residência em cirurgia e teve uma especialização em urologia, ou seja, ele tornou-se um cirurgião urológico. Dessa forma, ele irá examinar as doenças que acometem os rins e que precisam de tratamento cirúrgico. Já o nefrologista é um especialista clínico.