O que macumba carioca? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Especificamente “macumba carioca” é o nome que acadêmicos e estudiosos deram a expressões religiosas de matriz africana que eram praticadas no Rio de Janeiro até o começo do século 20 e que precederam a umbanda como existe hoje.
O que é a macumba na umbanda?
Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões – e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe).
O que é o que é macumba?
Macumba se refere em especial, segundo observa o mesmo dicionário, a cultos e rituais em que se pratica a chamada magia negra, ou seja, aquela em que “supostos malefícios” são “endereçados a pessoas, animais etc.”.
Macumba s.f. é um idiofone, percutido indiretamente, onde o bastão é raspado com uma pequena baqueta. Dessa forma, seria categorizado como 112.21. É um instrumento folclórico de origem africana, “de princípio idêntico ao reco-reco” (Marcondes, 1977:438).
Qual o santo que gosta de cachaça?
Edson explica que “com essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia”.