O que logstica reversa e qual o seu objetivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A logística reversa é de grande importância para as operações de logística empresarial, pois estuda e gerencia o descarte ou a reintegração dos subprodutos do processo produtivo. Ela traz grande vantagem competitiva, diminui os custos e melhora o serviço oferecido ao consumidor.
Qual a função da logística reversa?
O que é a logística reversa? A logística cuida de todo o fluxo de informações e materiais, desde sua produção até sua venda e distribuição. A logística reversa, por sua vez, está relacionada aos processos de pós-venda e atendimento do cliente em casos de trocas, devoluções ou retorno de materiais.
O que é logística reversa e quem são os atores que participam dela?
Logística reversa é o processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida, procurando neutralizar seu impacto ambiental. Geralmente este processo é feito a partir da coleta dos produtos inutilizáveis por parte da empresa que os produziu.
Qual é a principal característica da logística reversa?
A logística reversa trata do fluxo de retorno de materiais produzidos, estocados e consumidos pelos clientes consumidores. Esse fluxo de retorno, também chamado de fluxo reverso, podem ser materiais enviados para reciclagem, embalagens para serem reaproveitadas, materiais com excesso em estoque ou avariados.
Quais resíduos estão sujeitos a logística reversa?
Sendo assim, os produtos cujos resíduos estão sujeitos à logística reversa estão incluídos em sete grupos, conforme a lei 12.305/2010:
pilhas e baterias;
pneus;
lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;
óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
produtos eletrônicos e seus componentes;
Mais itens...
Quais os dois tipos de logística reversa?
Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso. A logística reversa pode ser o caminho para que a empresa lucre com o sistema, e se destaque no mercado.
Qual a principal característica dos produtos da logística reversa de Pós-vendas?
A logística reversa de pós-venda se caracteriza pelo retorno dos produtos vendidos que não foram utilizados ou tiveram pouco uso, diferentemente da logística reversa pós-consumo, que é aquela necessária quando o ciclo de vida do produto acaba.
Quais os 3 objetivos da logística reversa qual a importância de cada um deles para a empresa?
Busca de um melhor aproveitamento de recursos, utilizando a política dos 3 R's: reutilização, reaproveitamento e reciclagem; Recuperação de valor; Segurança na destinação do produto após o uso.
Quais produtos têm a logística reversa obrigatória?
Empresas obrigadas a fazer logística reversa de seus resíduos
· Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
· Pilhas e baterias;
· Pneus;
· Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
· Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
· Produtos eletrônicos e seus componentes;
Mais itens...
O que é a logística reversa dos lixos eletrônicos?
A logística reversa é um ramo da logística que se responsabiliza em dar uma destinação ecologicamente correta a produtos que foram descartados. Ou seja, tudo aquilo que iria para lixões e aterros sanitários, implicando em um impacto ambiental negativo, é direcionado para centros especializados de reciclagem.
O que podemos caracterizar por lixo eletrônico ou é lixo?
O lixo eletrônico, também chamado de e-lixo, é derivado de todos os equipamentos eletrônicos ao fim de sua vida útil. São compostos por materiais diversos como plásticos, vidros, componentes eletrônicos, metais pesados, entre outros. Esses componentes têm um alto valor agregado.