Resposta: Quando o teor de umidade é baixo as partículas do solo estão fortemente unidas umas às outras e a capacidade de suportar cargas é elevada, o risco de compactação é baixo. ... O solo também se torna impermeável, assim, a água excedente escoa sobre a superfície resultando em perda de solo, nutrientes e adubos.
Solo Argiloso: É altamente impermeável à água, por isso, requer alguns cuidados especiais durante a sua compactação do solo. A técnica deve ser feita utilizando o “sapo” ou o rolo tipo “pé de carneiro” de pequeno porte, principalmente quando a umidade estiver alta.
Para descompactar o solo, recomenda-se utilizar implementos de hastes com ponteiras estreitas (não superior a 8 cm de largura), reguladas para operar imediatamente abaixo da camada compactada. O espaça-mento entre as hastes deve ser de 1,2 a 1,3 vezes a profundidade de trabalho.
Para que a terra fique fofa, ela precisa ser revirada a cerca de 15 com de profundidade e precisa estar livre de pedras, mato e qualquer tipo de lixo.
De modo geral, há duas possiblidades para transformar o solo e deixá-lo fértil: artificialmente ou organicamente. De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos.
12 alimentos que podem virar adubo
Se você tem uma horta de apartamento ou está buscando um processo mais ágil, pode utilizar húmus de minhoca já preparados, de utilização fácil e prática, Esterco de gado: quem cuida de hortas e jardins sabe como o esterco de gado pode ser valioso na hora de preparar os melhores adubos para hortas.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.