O que é sentido literal ou denotação Quando uma frase é escrita com sentido literal, ela pode ser compreendida sem ajuda do contexto. Por exemplo: na frase “Gosto de estudar à noite”, a palavra “noite” possui o significado de “período noturno”.
Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa. ... Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa.
A alegoria ocorre na totalidade do texto, sendo formada por diversas metáforas interligadas entre si. Muito semelhantes, alguns autores distinguem a alegoria e o símbolo pela compreensão imediata ou não do segundo sentido do texto.
Segundo os retóricos da antiguidade, a alegoria difere da metáfora, pois ela é utilizada de forma mais aberta e ampla (numa fábula, parábola, romance, poema), enquanto a metáfora considera os elementos que compõem o texto de maneira independente.
Alegoria é um modo de expressão ou interpretação usado no âmbito artístico e intelectual, que consiste em representar pensamentos, idéias, qualidades sob forma figurada e em que cada elemento funciona como disfarce dos elementos da idéia representada.
A alegoria é uma figura de linguagem de uso retórico que expande o significado do termo, transmitindo um ou mais sentidos além do literal. Uma alegoria não precisa necessariamente ser expressa no texto escrito, estando presente em outras formas de manifestação artística, como a pintura, o desenho, a escultura, etc.
Embora semelhante a outras comparações retóricas, uma alegoria sustenta-se por mais tempo e de maneira mais completa sobre seus detalhes do que uma metáfora, e apela a imaginação da mesma forma que uma analogia apela à razão. A fábula ou parábola é uma alegoria curta com uma moral definida.