Ler é um ato de compreensão em todos os sentidos. Para ler e compreender um texto é necessário criar uma rela- ção entre o leitor e o texto. E essa relação tende a ser prazerosa se for estimulada, desde cedo, uma interação produtiva, com processos lúdicos, criativos e voltados para o mundo do leitor em questão.
11 estratégias para uma leitura eficaz
Ler é compreender os signos linguísticos presentes no texto, é algo literal, digamos que ao ler você decifra aquilo que está escrito de modo literal, a interpretação de texto está atrelada a capacidade de entender quais ideias o autor levanta no texto, bem como decifrar qual o posicionamento do mesmo quando ele o ...
A compreensão de um texto é a análise e decodificação do que está realmente escrito, seja das frases ou das ideias presentes. Já a interpretação de texto, está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto.
Falar de forma clara e objetiva permite elaborar argumentos e expor opiniões. A leitura é necessária para a maioria das atividades cotidianas. Boa parte das informações utilizadas no dia a dia é transmitida por meio da escrita. Portanto, saber formar palavras se torna indispensável.
A interpretação textual permite a compreensão de todo e qualquer texto ou discurso e se amplia no entendimento da sua essência e ideia principal. ... Por isso a interpretação favorece a compreensão profissional e acadêmica, ofertando um maior entendimento e assimilação de conteúdo e ideias.
São princípios específicos da interpretação constitucional: I- o princípio da unidade da Constituição e o princípio da força normativa. ... III- o princípio da máxima efetividade e da interpretação conforme a Constituição. IV- o princípio da razoabilidade e o princípio da conformidade funcional.