Comportamento intraverbal foi definido como um operante verbal no qual a resposta está sob controle de estímulo discriminativo verbal sem correspondência ponto a ponto entre estímulo e resposta. Traduções entre línguas podem ser casos de comportamento intraverbal.
Um operante verbal é chamado de mando quando a resposta verbal é emitida sob controle de condições motivacionais específicas (por exemplo, privação ou presença de estimulação aversiva). São exemplo de mando respostas verbais tradicionalmente chamadas de ordens, pedidos e avisos.
O comportamento verbal, como operante que é, é definido então em função do contexto em que ocorre e das suas conseqüências. Dizer que comportamento verbal é “uso de linguagem” apenas não nos diz nada sobre relações funcionais.
Comportamento Ecóico É ocasionado por um estímulo verbal vocal (falante). Os fonemas tem correspondência um-a-um com o estímulo vocal (articulação). O Ecóico não é definido pela correspondência acústica, mas pela correspondência fonética – comportamento do papagaio.
CONDICIONAMENTO VERBAL Intraverbalizar; consiste em conectar elementos verbais de modo correspondente às conexões que a cultura particular ou o mundo físico fazem entre os elementos verbais e não-verbais.
A definição de comportamento verbal de Skinner não gerou consenso entre os analistas de comportamento quanto à sua adequação ao estudo do fenômeno da linguagem. Por isso (ela- tirei) tem gerado outras propostas explicativas. As críticas mais relevantes tiveram em Steven Hayes o seu principal proponente.
Todo o vocabulário mentalista é constituído por metáforas (Skinner, 1953/1965, 1974), e é por esse motivo que Skinner (1989) dá grande importância à Etimologia. O estudo da origem dos termos mentalistas é mais um indício de que eles se referiam, primeiramente, a eventos externos e só depois a eventos internos.