A imunidade específica é adquirida como resultado da exposição a um determinado agente estranho ao organismo, o qual é reconhecido graças à presença de determinadas moléculas à sua superfície, os antigénios, que funcionam como as "impressões digitais" da cada agente estranho ao organismo.
A imunidade especifica geralmente é a imunidade humoral, onde há anticorpos específicos para um antígeno especifico. Já a imunidade inespecífica geralmente é celular, onde há a fagocitose de corpos estranhos.
A imunidade inata constitui a primeira linha de defesa do organismo e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio. Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida após o contato com os patógenos, como através das vacinas, por exemplo.
A imunidade ativa natural ocorre quando ficamos doentes, por exemplo. Já a imunidade ativa artificial é aquela que ocorre como consequência da vacinação. Quando recebemos leite da mãe, temos uma passagem natural de anticorpos para o bebê, sendo, portanto, um caso de imunidade passiva natural.
A imunização ativa natural ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente patogênico natural, adquirindo a doença. Pode-se introduzir o agente patogênico atenuado ou mesmo o antígeno desse agente em processo denominado vacinação, é a imunização ativa artificial.
Sistema imune inato, sistema imunitário inato ou imunidade inata é o conjunto de formas de imunidade que nasce com o indivíduo, sem necessidade de introdução de substâncias ou estruturas exteriores ao organismo.
A imunidade passiva é chamada de natural, quando acontece, por exemplo, através da transferência de anticorpos maternais para o feto; é artificial quando há a passagem de anticorpos prontos, como num soro anti-ofídico (contra veneno de serpentes).
Como o hemograma ajuda a analisar a imunidade?
O Check-up Laboratorial Nutrição, além de colaborar para a prevenção de doenças ajuda a reduzir o uso de medicamentos voltados para o equilíbrio nutricional e a identificar alguma deficiência de nutrientes no organismo.
Para que a sua solicitação de exame seja aceita, você deve ter todos esses itens no seu receituário: seu nome completo e número do CRN, seus dados (telefone, endereço e e-mail), nome completo do paciente, lista de todos exames (um embaixo do outro), carimbo e assinatura.
Afinal, quem pode e quem deve por lei, pedir exames de laboratório? Profissionais não médicos, como os nutricionistas e dentistas, têm autorizações legais profissionais, mas sabe-se que alguns afoitos avançam em suas prerrogativas solicitando exames inúteis ou até exames exclusivos da alçada médica.
O exame é realizado da seguinte forma:
Nestes casos, é importante fazer uma consulta médica e exames de sangue para saber se há evidência de uma DST. Mesmo não havendo queixa ou sintoma de uma DST, solicite um exame de sangue. O exame deve incluir, entre outros, o anti-HIV (para AIDS), VDRL (para Sífilis) e HBsAg e anti-HBs (para Hepatite B).
Após o contato desprotegido, a infecção pode levar algum tempo para se manifestar, que pode ser por volta de 5 a 30 dias, o que varia de acordo com cada micro-organismo. Para saber mais sobre cada tipo de infecção e como confirmar, confira tudo sobre IST's.
Veja como colocar a camisinha masculina corretamente.