O que hiperplasia ductal Flrida? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Hiperplasia ductal: crescimento excessivo das células que revestem os pequenos tubos (dutos) dentro da mama.
O que é Adenose esclerosante?
Adenose esclerosante é uma patologia benigna, diagnosticada por meio de exames de imagem. O problema é caracterizado pela distorção dos lóbulos (glândulas mamárias), acompanhada de fibrose no tecido que envolve as estruturas da mama (estroma).
O que significa a palavra fibrose estromal?
Fibrose estromal é o desenvolvimento de tecido fibroso (parecido com uma cicatriz) nas células estromais que constituem uma parte importante do tecido conjuntivo. Em geral, a fibrose ocorre em resposta a uma inflamação. Na mama, essa condição é facilmente identificada através da biópsia.
O que é metaplasia da mama?
Diz-se que estas células apresentam metaplasia apócrina, por se assemelharem às de glandulas sudoríparas da axila. Metaplasia apócrina é uma alteração benigna, às vezes encontrada também na mama normal. A formação de projeções papilíferas, como observado aqui, não altera o bom prognóstico.
Quais as pessoas que estão no grupo de risco a ter câncer de mama?
Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam, de modo geral, esse risco (Silva e Silva, 2005; WHO, 2018).
Qual o significado de parênquima e estroma?
As células secretoras de uma glândula são conhecidas como parênquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula e que sustenta as células secretoras, é denominado de estroma. O estroma sustenta também vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.