EQST

O Que Hiperdia E Seus Objetivos?

O que é Hiperdia e seus objetivos?

O Programa Hiperdia tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial consigamos fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Como funciona o Programa Hiperdia do Ministério da Saúde?

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes ...

O que é o Programa do Hiperdia?

1 Belém 2016. O Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes mellitus (HIPERDIA) é um conjunto de ações que integra os serviços oferecidos em unidades de saúde; enquanto, o cuidado em saúde conjuga uma ontologia e um conjunto de técnicas e procedimentos para cuidar do outro.

Qual o papel da enfermagem no Programa Hiperdia?

Enfermagem, Adesão, HIPERDIA. Na enfermagem a educação em saúde é um importante instrumento na assistência dos usuários do HIPERDIA, que é um programa para acompanhar hipertensos e diabéticos visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Qual o nome do programa na estratégia de saúde da família para pacientes hipertensos e diabéticos?

A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como princípio a vigilância à saúde, tendo como característica a atuação inter e multidisciplinar. Atua também em grupos específicos da população como os portadores de hipertensão arterial sistêmica (HAS).

Qual o tipo de diabete que não precisa de insulina?

O tipo 2, ou seja, o tipo de diabetes que usualmente não precisa de insulina, porque o problema não é a falta desse hormônio, mas sua deficiência parcial ou a resistência à sua ação, costuma acometer pessoas com mais de 40 anos.

Qual é a relação entre o pâncreas e a diabetes?

O pâncreas é responsável pela produção de enzimas digestivas A função endócrina influencia o controle do diabetes. A insulina facilita a entrada de glicose nas células, onde a substância será utilizada como fonte de energia ou armazenada para uso posterior.

O que é insulina e qual a sua relação com o diabetes?

A insulina é um hormônio que tem o papel de reduzir a glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue entre dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Na falta da insulina ou quando a insulina não funciona corretamente, há um aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Porque o diabético emagrece?

EMAGRECIMENTO: como a glicose não pode entrar nas células, por causa dos níveis baixos de insulina no organismo, as células passam a obter energia do tecido gorduroso. Este processo, além de causar o emagrecimento, podem levar ao quadro de cetoacidose diabética.

Qual a relação entre a insulina e os tipos de diabetes 1 e 2?

Os pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 1, por não produzirem insulina, necessitam do uso da insulina por via subcutânea. Os portadores do tipo 2 podem se beneficiar de medicações orais e da insulina subcutânea, a depender das características de cada paciente.