A hipálage é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo desajustamento entre a função gramatical e a função lógica das palavras, quanto à semântica, de forma a criar uma transposição de sentidos.
A silepse é uma figura de linguagem que está na categoria de figura de sintaxe (ou de construção). Isso porque ela está intimamente relacionada com a construção sintática das frases. A silepse é empregada mediante a concordância da ideia e não do termo utilizado na frase.
A ironia (ou antífrase) é uma figura de linguagem utilizada para dizer-se algo por meio de expressões que remetem propositalmente ao oposto do que se quis dizer.
Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.
Selecione textos de gêneros diferentes (tirinhas, piadas, pequenas crônicas engraçadas) e proponha aos alunos que reconheçam os efeitos de ironia ou humor causados por expressões diferenciadas (que podem ou não estar assinaladas), utilizadas no texto pelo autor, ou, ainda, pelo uso de pontuação e notações.
Presente nos gêneros textuais como cartuns, charge, tiras e piadas, o humor apresenta crítica e a reflexão por meio de ironias e outros recursos expressivos, ou mesmo pelo uso de produções linguísticas presentes na dinâmica social. ... Uma criança, por exemplo, geralmente não consegue entender o humor de uma piada.
As tiras de quadrinhos representam jogos interativos explícitos. Na composição dos personagens e na construção das histórias, com intenção de fazer critica, o autor parte do jogo interacional entre os personagens para produzir humor e denunciar ou criticar atuações ou comportamentos de elementos da sociedade.
Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. ... Esses recursos são chamados de efeitos de sentido e podem ser construídos por meio do duplo sentido, da ambiguidade, da ironia e do humor.
É o quadrinho em que o leitor é surpreendido, ou que uma nova informação é dada, mudando o rumo da história. Assim sendo, o humor deve-se à quebra de expectativa produzida, geralmente, no quarto quadrinho.
O efeito de humor da tirinha é causado pelo uso da função conativa da linguagem, que tem como principal característica uma mensagem centrada A. no próprio código.
Resposta. O humor na tirinha está se referindo ao personagem, pois ele tá precisando daquilo.
A tirinha é um gênero derivado das histórias em quadrinhos. Trata-se de uma curta sequência (narrativa) de quadrinhos que, em geral, faz uma crítica aos valores sociais. Tem uma publicação bastante regular. São como histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas.
A tirinha apresenta como assunto o isolamento social, algo que fica evidente quando a personagem diz "to doida pra essa pandemia acabar..." ... A tirinha é um gênero textual que é realizado com uma sequência de quadrinhos, sendo que na maioria das vezes apresenta uma crítica relacionada aos valores sociais.
Tirinha é um gênero textual, de cunho humorístico, as vezes político, feita de pequenas falas que muitas vezes, tem um tom ambíguo. E é representada por desenhos, que ilustram a obra, muitas vezes, constituído por quadro quadrinhos sequenciais, ela é um subgrupo da história em quadrinhos o HQ, por ser mais curtas.
narrativas