Em geral, os objetivos do controle interno buscam prevenir erros e irregularidades que possam afetar o resultado financeiro, proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e orientar a administração na tomada de decisão.
Quais são os 5 elementos dos testes de controle interno?
Tipos de Controle Interno
Os exemplos estão listados por ordem de importância, acredito que dessa forma você pode entender como priorizar.
Para se ter um Controle Interno adequado é necessário que ele seja bem estruturado pela administração, com medidas de efetividade e de custos razoáveis, que possam fornecer uma razoável margem de garantia, reduzindo o nível de erros e irregularidades, propiciando que as metas e objetivos traçados sejam cumpridos de ...
Controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.
Para a efetividade do sistema de controle de gestão, existem algumas características fundamentais a serem cumpridas:
A segregação de funções consiste na separação das funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização. Para evitar conflitos de interesses, é necessário repartir funções entre os servidores para que não exerçam atividades incompatíveis, como executar e fiscalizar uma mesma atividade.
O servidor público não pode se recusar a exercer a função de fiscal de contrato. ... Também são motivos que podem liberar o servidor da função de fiscalizar determinado contrato se houver suspeição (por algum tipo de envolvimento com o fornecedor) e grau de parentesco dele com a empresa contratada.
Avalia a matriz de acessos dos usuários a sistemas e aplicações identificando conflitos de função – principalmente em atividades críticas e informações sensíveis da empresa – devido a característica dos processos de negócio ou por falhas de configurações.
Segregação de Funções (SoD): um tipo específico de risco Os mecanismos de segregação de funções (SoD) são projetados para gerenciar relacionamentos conflitantes entre determinadas entidades de modelo. As entidades que são caracterizadas por conflito recíproco não podem ser agregadas ao mesmo usuário.
“Controles Compensatórios”: Os controles compensatórios têm como finalidade mitigar perdas ou exposição a riscos nas situações onde determinada atividade de controle mostrar-se deficiente para o alcance dos objetivos de controle de determinado processo.