EQST

O Que Ficço?

O que é ficção?

Significado de Ficção Criação da imaginação, invenção fabulosa, opõe-se ao que é real; fantasia. [Artes] Criação artística que se pauta em elementos ou personagens irreais, frutos da imaginação. [Literatura] Literatura de ficção, a novelística (narrativa, lírica ou teatral). ... Do latim fictio.

Como George Melies desenvolveu viagem à Lua?

Para suas elaboradas ilusões, ele criou o Star Film Studios, onde foi construído uma casa com tetos retráteis de vidro para fazer uso da luz do sol nas filmagens. Lá, um palco foi erguido onde a mágica (ilusionista e cinematográfica) acontecia, por isso seus planos costumam ser sempre posados.

Qual a produção cinematográfica retrata a história de Georges Méliès?

O filme A invenção de Hugo Cabret é daqueles que além de se entreter também aprendemos um pouco da história do cinema. Baseia-se na história de vida de Georges Méliès um dos grandes cineastas da primeira década do cinema. ...

Qual é a diferença entre realidade e ficção?

Tudo o que temos são partes da Verdade, isto é, realidades parciais ou em potência. Ficções: eis tudo o que temos. Logo, pensar as relações entre realidade e ficção é, de certa forma muito sutil, pensar as relações entre a ficção e a própria ficção. De um lado, a ficção oficial guardada nos livros — a literatura.

Para que serve a ficção?

A ficção serve para destilar todas essas histórias, transformando-as em algo que está para a realidade como um esqueleto anatômico arrumado e montado está para uma bailarina a saltitar. ... É na ficção que eles se apresentam estendidos, flexíveis, com cores diferentes.

Como foi o início do cinema?

Desde o surgimento da captação de imagens, muitos estudiosos inventaram aparelhos para esses registros e criaram desde pequenos fragmentos até o cinema como conhecemos atualmente. ... E o início do cinema foi em 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière projetaram um filme pela primeira vez, em um café em Paris.

O que George Melies fazia antes de se tornar cineasta?

Georges Méliès iniciou sua vida no ramo cinematográfico quando comprou uma câmera e não parou mais de usar. Através dela, criou efeitos como o Stop-action, que consistia em parar a câmera com as pessoas em movimento. Usou outras técnicas como a filmagem em alta velocidade e as múltiplas exposições.

Qual é a importância do filme Viagem à Lua de George Méliés?

Viagem à Lua completou na última sexta-feira (01) 115 anos de existência, sendo considerado o primeiro filme de ficção científica a utilizar técnicas de efeitos especiais. Lançada em 1902, a obra cinematográfica foi dirigida pelo francês Georges Méliès, considerado o "pai dos efeitos especiais".

Quais foram as mudanças trazidas por George Méliès para o cinema?

Descobriu que a câmera podia distorcer o tempo e o espaço. Criou, assim, os efeitos especiais no cinema. Em 1902, lançou sua obra mais conhecida: Viagem à Lua. Foi o primeiro filme com narrativa, cenários e corte de cenas e mais de 10 minutos de duração.

Como eram os efeitos especiais nos filmes produzidos por melie?

Méliès foi um dos grandes pioneiros dos efeitos especiais e sua grande obra de arte é “Viagem à Lua”, que misturou praticamente tudo o que se conhecia na época em termos de efeitos especiais, como animação, stop motion, o uso de miniaturas, truques de câmera e de iluminação.