Entre as vértebras da coluna estão regiões finas de cartilagem conhecidas como os discos intervertebrais. Os discos intervertebrais são feitos de uma casca externa conhecida como anel fibroso e uma região macia, conhecida como o núcleo pulposo, que fica no centro.
A coluna vertebral possui curvaturas, duas delas com a concavidade virada para trás (lordoses cervical e lombar) e duas delas com a concavidade virada para frente (cifoses torácica e sacrococcígea), visíveis apenas ao se observá-la lateralmente.
A coluna vertebral é uma estrutura constituída por diversos ossos denominados de vértebras. Sua função é dar sustentação ao corpo e proteger a medula espinal em vertebrados. A coluna vertebral é uma estrutura que forma o eixo do corpo e é constituída por ossos denominados de vértebras.
A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa. Além disso, a coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes.
Articulação atlantoccipital É a articulação que une o crânio à coluna vertebral. Ela ocorre entre as faces articulares superiores do Atlas e o côndilo do occipital, sendo uma articulação sinovial condilar. Permite a flexão e a extensão e um diminuto movimento de lateralidade.
As curvaturas são muito importantes para permitir que a coluna suporte compressão no sentido axial (longitudinal) sem causar danos à postura ereta. ... O aumento da curvatura lombar e cervical é dito de hiperlordose. Já os desvios laterais da coluna geram rotações das vértebras e estas produzem as escolioses.