substantivo masculino Doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem. [Sociologia] Ideologia que busca a inversão da lógica do patriarcado, almejando construir uma sociedade matriarcal, em que o poder é exercido somente por mulheres.
O feminismo é um movimento social de “quebra” da hierarquização dos sexos, do sexismo e do machismo, reivindicando igualdade de direitos entre homens e mulheres. ... O femismo, assim como o machismo, prega a construção de uma sociedade hierarquizada a partir do gênero sexual; baseada em um regime matriarcal.
É possível encontrar na historiografia dos séculos 15 e 18 o aparecimento de temas dedicados à denúncia da condição de opressão das mulheres, tendo como principais fatores a superioridade e a dominação imposta pelos homens.
Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.
O Feminismo (do latim femĭna, significa “mulher”) é um conceito que surge no século XIX, o qual se desenvolveu como movimento filosófico, social e político. Sua principal caraterística é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), e consequentemente pela participação da mulher na sociedade.
resolveu mostrar para você 7 direitos das mulheres que ainda são violados ao redor do mundo – inclusive no Brasil.
Conquistas do feminismo no Brasil: uma linha do tempo
No mesmo ano que as brasileiras conquistaram o direito ao voto, 1932, uma atleta sul americana participou pela primeira vez na história de uma olimpíada. Se a nadadora Maria Lenk é um ícone do esporte brasileiro, muitas outras mulheres têm lutado e reivindicado lugares no mundo esportivo.