O tratamento dependerá da causa da sua pancreatite, mas exemplos de tratamento podem incluir:
Principais sintomas: A inflamação no pâncreas pode ser percebida por meio de alguns sintomas, como por exemplo dor na região superior do abdome e podendo irradiar para as costas, náuseas, vômitos, diarreia, inchaço, perda de peso sem causa aparente, febre e presença de fezes amareladas e com gordura.
Para evitar novas crises de pancreatite, deve-se evitar os seguintes alimentos:
A taxa elevada de lipase no sangue normalmente é tratada de acordo com a causa do problema, pois seus níveis aumentados indicam a existência de alguma doença no sistema digestivo, especialmente a pancreatite aguda.
Veja os alimentos que são permitidos diante do quadro: leite desnatado, queijo branco ou ricota; clara de ovo; cereais integrais, grãos, pipoca (sem gordura); carnes magras, como peixe de frango e filé de peixe; geleia, gelatina, merengues, biscoitos integrais; bolo simples (sem recheio ou cobertura); arroz, macarrão, ...
Que tipo de gordura devo usar no preparo de alimentos para paciente com pancreatite crônica? É recomendada uma dieta hipogordurosa, ou seja, com um teor reduzido de gorduras e que sejam preferencialmente gorduras de origem vegetal que são melhor toleradas (óleos vegetais como girassol, soja, milho, azeite).
Queixa de dor abdominal: epigástrica/abdome superior, classicamente uma dor abdominal em faixa em abdome superior, dores com irradiação para dorso, tórax ou flancos. Associado a náusea e/ou vômitos, dor intensa após alimentação.
Para proteger o pâncreas é necessário evitar alimentos processados, frituras, farinhas refinadas, açúcares e refrigerantes. Estes alimentos contam com altas doses de gordura saturada, que é prejudicial ao órgão.
ticoprofilaxia é eficaz para a prevenção de necrose pancreática infectada e redução da mortalidade em pacientes com pancreatite aguda grave.
Tratamento. O tratamento da pancreatite aguda leve normalmente envolve hospitalização de curta duração, quando a pessoa recebe hidratação pela veia (por via intravenosa), analgésicos para aliviar a dor, e a pessoa fica de jejum para tentar deixar o pâncreas descansar.
O principal sintoma de pancreatite crônica é a dor frequente na parte superior do abdômen que irradia para as costas, porém outros sintomas incluem:
O álcool é a principal causa da pancreatite, uma inflamação do pâncreas. Poucas doses diárias de destilados e três latinhas de cerveja podem causar danos irreversíveis ao pâncreas.
Pancreatite aguda biliar: quando o cálculo que saiu da vesícula pode obstruir do ducto de drenagem do pâncreas , levando a um quadro de pancreatite aguda que pode ser grave dependendo da sua intensidade.