EQST

O Que Fala O Artigo 38?

O que fala o artigo 38?

IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento; V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

É vedado ao vereador desde a posse exercer outro cargo eletivo federal estadual ou municipal?

Como não é possível a acumulação de 3 cargos, empregos ou funções públicas remuneradas, é vedado o exercício simultâneo de mandato eletivo de Vereador por parte de servidor público que acumule licitamente dois cargos públicos, ainda que haja compatibilidade de horários.

O que é mandato eletivo federal?

É o afastamento do cargo efetivo permitido ao servidor quando investido em mandato eletivo federal, estadual, distrital, de prefeito ou de vereador, e que tenha tomado posse no cargo para o qual foi eleito, conforme disposto no artigo 94 da Lei 8.112/1990.

Será afastado do cargo mas poderá optar pelo recebimento da remuneração a ele inerente?

- O servidor público será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração, caso seja investido no mandato de Prefeito. sua remuneração; - Por fim, servidor investido no mandato de vereador só será afastado do cargo caso não exista compatibilidade de horário.

O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

41. São estáveis, após dois anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público. ... § 1º O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

Quantos parágrafos tem o artigo 5 da CF?

O Artigo 5º da Constituição Federal (CF) de 1988 conta com 78 incisos que determinam quais são nossos direitos fundamentais, como a Igualdade de Gênero, a Liberdade de Manifestação do Pensamento e a Liberdade de Locomoção, que têm como objetivo assegurar uma vida digna, livre e igualitária a todos os cidadãos de nosso ...

O que é vedado ao Vereador?

37 – Os Vereadores são invioláveis no exercício do mandato, e na circunscrição do Município, por suas opiniões, palavras e votos. Art. 38 – É vedado ao Vereador: ... d) – patrocinar causa junto ao município em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere a alínea “A do inciso I.

É possível a acumulação de cargo público com mandato?

O artigo 38, inciso III, da Constituição, diz que é possível acumular mandato eletivo de vereador com outro cargo, função ou emprego público. Desde, é claro, que haja compatibilidade de horários, a ser aferida, concretamente, pelo órgão administrativo competente.

O que é um mandato eletivo?

Licença concedida ao servidor público para o exercício de cargo eletivo em que tenha sido investido, podendo ser afastado ou não de suas funções, a depender da função pública a ser exercida conforme disposto na Constituição Federal.

O que é eleição eletiva?

Uma monarquia eletiva é uma monarquia cujo chefe de Estado ou monarca é eleito por votação e tem cargo vitalício.

Quanto tempo um vereador pode ficar afastado do cargo?

Os vereadores têm direito a licenciar-se de suas atividades em duas situações: para tratamento de saúde, mediante apresentação de atestado médico; para tratar de assunto de interesse particular, desde que o afastamento não ultrapasse 60 dias por ano.

Será necessariamente afastado do cargo emprego ou função que esteja ocupando Sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração?

será afastado do cargo, emprego ou função que esteja ocupando, caso não haja compatibilidade de horários, sendo- lhe facultado optar pela sua remuneração. perceberá, incondicionalmente, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

Qual o princípio constitucional que fundamenta a avaliação periódica de servidor público prevista no art 41 1º III da CF ainda pendente de lei regulamentadora?

Princípio da Eficiência e Moralidade Administrativa.

O que é estabilidade do servidor público?

A estabilidade do servidor público é um direito que está previsto na nossa Constituição Federal. E o maior objetivo é garantir que o servidor tenha as condições e a tranquilidade para exercer as suas funções.

O que um vereador pode ou não pode fazer?

O Poder de Representação Os vereadores existem para representar os cidadãos dos seus municípios. Cada vereador é representante de uma parcela dessa população, mas seu trabalho deve ser dirigido para toda a comunidade do município. Eles têm o poder de fazer leis que atendam aos interesses dessa comunidade.

Qual a imunidade de um vereador?

Imunidade parlamentar O inciso VIII do artigo 29 da Constituição assegura aos vereadores inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do município.

Pode acumular cargo público com vereador?

O artigo 38, inciso III, da Constituição, diz que é possível acumular mandato eletivo de vereador com outro cargo, função ou emprego público. Desde, é claro, que haja compatibilidade de horários, a ser aferida, concretamente, pelo órgão administrativo competente.

Em que circunstâncias poderão ser acumulados os proventos de aposentadoria com os vencimentos de outro cargo Emprego função pública?

Impossibilidade de acumulação Segundo ele, não há problema no fato de o servidor aposentado ter acesso a outro cargo público, seja em comissão ou por meio da realização de outro concurso, mas não pode haver o acúmulo de duas remunerações que derivam do mesmo cargo (proventos de aposentadoria e a própria remuneração).