Resposta. Etnocentrismo: É uma ação quando um indivíduo(ou grupo de indivíduos) menospreza a cultura de outra pessoa(ou grupo), em detrimento de achar que sua grupo, cultura e nação é superior.
Com base no enunciado acima, podemos afirmar que: O conceito de Etnocentrismo é simples, e pode ser aplicado nos dias de hoje, por exemplo: Quando julgamos um comportamento, hábito, costume, valores utilizando o nosso como padrão, estamos agindo de forma etnocêntrica. Sendo essa atitude até hoje comum ao ser humano.
Atitudes Etnocêntricas são aquelas que consideram sua etnia superior a outras. Um exemplo disso é a escravização dos negros pelos europeus.
Resposta. Talvez a maior força combativa ao etnocentrismo e a qualquer tipo de preconceito seja o estudo. O incentivo ao estudo e o investimento em educação são as principais armas para combater-se, gradativamente, o preconceito enraizado na cultura de um povo.
O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence. ... Contudo, o teórico Guillaume Faye definiu o etnocentrismo na obra "Pourquoi nous combattons.
É possível afirmar que essa lei expressa etnocentrismo no caso de ela fazer acepção de raças, isto é, colocar certas etnias acima de outras, tal como as leis racistas que existiram nos Estados Unidos no século XX, onde haviam bebedouros para negros e brancos e uma separação dos assentos nos transportes públicos.
Leia o texto a seguir: Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. ... O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Resposta. Aspecto positivo do etnocentrismo: funciona como agente de preservação do próprio grupo. Seus integrantes passam a considerar o seu modo de vida como sendo o melhor, o mais saudável, o que favorece o bem - estar individual. “Ele tanto pode ajudar a construir como a destruir”.
O extremo oposto do etnocentrismo é o relativismo cultural, que tende a olhar com extrema noção de alteridade para as diferenças e peculiaridades das outras culturas e reconhecê-las como sendo tão legítimas quanto a sua própria.
a) Pontos POSITIVOS: funciona como agente de preservação do próprio grupo. Seus integrantes passam a considerar seu modo de vida como sendo melhor, mais saudável. b) Pontos NEGATIVOS: tem a visão de que um determinado grupo étnico é de alguma forma superior aos outros.