O Que Estufamento Estomacal?

O que estufamento estomacal

De acordo com a Cleveland Clinic, um estômago inchado é, antes de tudo, uma sensação de aperto e pressão abdominal. Pode ou não ser acompanhado por um abdome visivelmente distendido (inchado).

O que fazer para aliviar a dor no estômago

Algumas infecções podem levar a sintomas gastrointestinais, como por exemplo infecções por parasitas. Alguns parasitas podem causar sintomas gastrointestinais, resultando em diarreia, vômito, náuseas e estômago inchado, por exemplo. Veja quais são os sintomas de vermes.

A sensação de estômago inchado geralmente está relacionada com má digestão, intolerância a alguns alimentos ou excesso de gases. No entanto, o inchaço do estômago pode ser também indicativo de infecções por parasitas ou bactérias, como a H. pylori, que devem ser tratadas de acordo com a orientação do gastroenterologista.

Mais lidas

Mais lidas

A dor de estômago causada pela gastrite está normalmente relacionada com a presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) no estômago, isso porque esse microrganismo pode dificultar a digestão, o que pode fazer com que o alimento permaneça mais tempo no estômago e leve ao aparecimento dos sintomas.

- Comer demais, de uma só vez Muitas vezes, nos sentimos assim quando comemos demais ou mesmo muito rápido. Pode levar 20 minutos para o seu estômago avisar o seu cérebro que você está satisfeito.

O que fazer: colocar uma compressa de água quente na área dolorida pode aliviar o desconforto em pouco tempo. Se houver cólicas, tomar um remédio para cólicas, que pode ser um antiespasmódico ou anti-inflamatório, e ser uma forma mais eficaz de se sentir melhor.

Quer compartilhar este conteúdo?

O que fazer: A melhor forma de combater a produção excessiva de gases e, assim, aliviar os sintomas é adotando hábitos mais saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação mais leve. Veja algumas formas naturais e eficazes para eliminar os gases intestinais.

Wang TJ, Wang HM, Yang TS, Jane SW, Huang TH, Wang CH, Lin YH. The effect of abdominal massage in reducing malignant ascites symptoms. Res Nurs Health. 2015 Feb;38(1):51-9. doi: 10.1002/nur.21637. Epub 2014 Dec 30. PMID: 25558030.

Principais causas de desconforto abdominal

Principais causas de desconforto abdominal

Além da infecção por vermes, infecções por fungos e bactérias também podem resultar na sensação de estômago inchado. Um exemplo é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que pode estar presente no estômago e levar à formação de úlceras, azia constante, perda de apetite, dor abdominal e gases intestinais em excesso. Conheça os sintomas de H. pylori no estômago.

A gastrite é uma das causas mais frequentes de dor no estômago, sendo também acompanhada na maioria das vezes por gases, em forma de arrotos ou flatulências, mal estar geral, sensação de queimação no estômago e desconforto abdominal, por exemplo. Saiba como identificar os sintomas de gastrite.

O tratamento para dor no estômago deve ainda incluir uma dieta leve, à base de saladas, frutas e sucos de frutas, como melancia, melão ou mamão, evitando comer alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

Barriga estufada - O que fazer?

- Formação de gás ou ingestão de ar O gás é a causa mais comum de inchaço, especialmente depois de se alimentar. O gás se acumula no trato digestório quando alimentos não digeridos são decompostos ou quando você engole mais ar do que o normal enquanto come ou bebe. Sim, é normal engolir ar e isso ocorre principalmente ao comer ou beber muito rápido, mascar muito chiclete ou ao fumar. Os gases são naturalmente expelidos na forma de arrotos e flatulência. Porém, há pessoas que têm um esvaziamento retardado do estômago (transporte lento de gás), que somado ao acúmulo de gás vai causar inchaço e distensão abdominal.

Outras causas de inchaço podem ser devido a condições médicas, como doença celíaca, síndrome do intestino irritável (SII), doença inflamatória intestinal (como colite ulcerativa ou doença de Crohn), outros distúrbios gastrointestinais funcionais (FGIDs), azia, ganho de peso, giardíase (infecção parasitária intestinal), distúrbios alimentares (como anorexia nervosa ou bulimia nervosa), fatores de saúde mental (como estresse, ansiedade, depressão) e alguns medicamentos.

Pode dar Buscopan® Composto para criança? A partir de que idade?

Nesse caso, para passar a sensação de barriga estufada, você precisa usar o banheiro. Ingerir muita água e alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, cereais e farinhas integrais podem ajudar nessa missão, uma vez que eles contribuem para o bom funcionamento digestivo³.

O que fazer: deve-se consultar o gastroenterologista o mais rápido possível para confirmar o diagnóstico, identificar a gravidade e iniciar o tratamento mais adequado, que envolve, em alguns casos, cirurgia para retirar parte do estômago, e sessões de quimioterapia e/ou radioterapia. Saiba mais sobre o câncer no estômago.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Deseja aliviar as dores na barriga?

Algumas pessoas podem ter intolerância a algum tipo de alimento, o que resulta na dificuldade do organismo em digerir aquele alimento e levando ao surgimento de sintomas como excesso de gases, dor abdominal, náuseas e sensação de peso no estômago, por exemplo. Veja quais são os sintomas de intolerância alimentar.

O que fazer: caminhar, beber muita água e optar por alimentar-se com legumes cozidos, frutas frescas e cereais integrais, que são ótimas dicas para quem sofre de desconforto abdominal causado pelos gases. Se após defecar e eliminar alguns gases o desconforto abdominal não desaparecer por completo, o melhor é procurar por um médico, pois este desconforto pode ser o sintoma de uma outra doença ou distúrbio gastrointestinal mais grave.

O que é bom para estufamento no estômago?

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL
  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Qual remédio é bom para estufamento?

Remédios de farmácia contra má digestão
  • Estomazil.
  • Eparema.
  • Camomilina.
  • Alcachofra em cápsulas.
  • Sal de fruta Eno.
  • Sonrisal.
  • Leite de Magnésia.
  • Peptozil.
Mais itens...

O que causa inchaço repentino na barriga?

O inchaço repentino do estômago pode estar ligado à disfunção hormonal, ingestão de comida requentada, chicletes, estresse, dieta saudável e alergia.

Qual o melhor remédio para desinflamar o estômago?

Inibidores da produção de ácidos: O pantoprazol, lansoprazol e omeprazol, são medicamentos que diminuem a produção dos ácidos no estômago, aliviando sintomas como a dor e o desconforto em casos de úlcera, refluxo, ou gastrite. Já a cimetidina e a ranitidina, inibem a produção de ácido, diminuindo a dor no estômago.

Porque tem muito gases na barriga?

Comer alimentos de difícil digestão Repolho, brócolis, couve-flor, milho, leite; Grão de bico, ervilhas, lentilha, batata; Feijão, batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo; Bebidas com gás, cerveja, cebola, aspargos.