A erosão acelerada do solo é um processo erosivo que pode combinar os escoamentos de água superficiais e subterrâneos, responsáveis pelo carreamento das partículas do solo, gerando cavidades de grandes dimensões, tanto em profundidade como em superfície.
É importante destacar que há duas classificações para os processos erosivos, sendo a erosão geológica ou natural, mais lenta; enquanto a erosão acelerada, é rápida e gerada sobretudo, pela ação humana.
A chuva é, sem dúvida, a principal causa para que ocorra a erosão e é evidente que quanto maior a quantidade e frequência, mais irá influenciar o fenômeno. Se o terreno tem pouco declive, a água da chuva irá "percorrer" menos e consequentemente, também erodir menos.
Resposta. Explicação: Vegetais (árvores, grama), e protegidos contra fatores externos (vento, água), são mais resistentes aos efeitos da erosão.
Resposta. Terrenos protegidos por árvores, terrenos próximos de rios com mata siliar preservada, lugares com baixa incidência de ventos e luz solar.
Uma técnica comumente associada aos terraços é o sistema de canais escoadouros associados ou não a pequenas barraginhas, possibilitando a coleta do excesso de água e a contenção da erosão, impedindo a formação de ravinas e voçorocas.
Também se recomenda evitar longos desníveis no terreno em linhas retas para diminuir a velocidade da água. O ideal é serpentear caminhos com materiais permeáveis como pedras, madeira, lajotas, tijolos – assentados numa superfície de areia -, e pedriscos, para facilitar a absorção da água.
Mas uma planta muito utilizada é a Grama-amendoim (Arachis repens) ou o Amendoim-forrageiro (Arachis pintoi), mas procure um profissional da sua região, para uma melhor avaliação.