EMENTA: é um tipo de registro que destaca os pontos essenciais sobre determinado assunto. A ementa de uma disciplina aponta os pontos-chave do conteúdo programático. Devem ser escritos com frases curtas, objetivas e seguir a linha pedagógica adotada pela instituição de ensino.
Ela é classificada em diferentes níveis: tradicional, esportiva, livre solo, indoor, artificial, boulder, guiada, top rope, psicobloc, big wall e travessia.
A escalada teve a sua origem nos Alpes, durante o século XVIII, quando os alpinistas começaram a querer conquistar as montanhas pelo caminho mais difícil. Para tal, desenvolveram um conjunto de técnicas e materiais que lhes permitia superar as grandes paredes alpinas.
Na escalada original o objetivo sempre é atingir o cume, mas em muitas vias existem os trechos de travessia ( horizontal), que também demandam técnicas de escalada. As travessias na modalidade indoor geralmente não passam de 3m de altura e por esse motivo possuem muitas vantagens em relação a orçamento.
A escalada surgiu como uma consequência natural de seu irmão mais velho, o montanhismo ou alpinismo, que tem seu marco inicial em 1786, com a conquista do Mont Blanc, na França. ... Com o tempo, foram criadas técnicas, equipamentos e competições específicas para escalada, consolidando sua autonomia como esporte.
O termo "buildering" reúne a palavra "construção" com a escalada expressão "boulder". Os alunos da Universidade de Cambridge subiam suas arquiteturas por anos, mas foi apenas em 1895 que o grande alpinista Geoffrey Winthrop Young, documentou oficialmente a escalada em Cambridge, tornando-se o pioneiro de origem.