EQST

O Que Efeito Ultratividade?

O que é efeito ultratividade?

Ultratividade diz-se de uma lei quando ela é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência (vide revogação). Da mesma forma, as leis temporárias e as excepcionais são ultrativas, pois aplicam-se aos fatos ocorridos durante a sua vigência, mesmo após auto-revogadas. ...

Quando ocorre a ultratividade da lei penal?

Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada.

Quais os princípios da lei penal no tempo?

Três são os fundamentais princípios aplicados no instituto da eficácia da lei penal no tempo: a) legalidade, no sentido de anterioridade; b) irretroatividade e c) retroatividade da lei mais benigna. Não há infração ou sanção penal sem lei anterior, isto é, sem lei prévia.

O que é extraterritorialidade no direito penal?

O princípio da extraterritorialidade, consiste na aplicação da lei brasileira aos crimes cometidos fora do Brasil. A jurisdição é territorial, na medida em que não pode ser exercida no território de outro Estado, salvo em virtude de regra permissiva, emanada do direito internacional costumeiro ou convencional.

Qual o significado do princípio da anterioridade penal?

Princípio da anterioridade da lei penal Decorrente da reserva legal, o princípio da anterioridade veda a responsabilização criminal dos indivíduos por fatos praticados antes da entrada em vigor da lei penal que os define como crime e preveja a respectiva sanção.

Qual o fundamento político Criminal da ultratividade da lei penal?

PRINCÍPIO DA ULTRATIVIDADE DA LEI PENAL em Notícias Isto significa que se submete ao rigor do princípio da retroatividade da lei penal benéfica, algo natural e lógico, diante de sua ligação direta com o interesse punitivo estatal.

O que é o princípio do tempus regit actum?

O princípio do tempus regit actum prevê que o momento que o título da entrada no protocolo é que define quais serão as regras aplicadas àquele caso.

O que é ultratividade no direito do trabalho?

A ultratividade é um fenômeno de Direito que consiste em manter a validade de uma norma jurídica mesmo após o encerramento de sua vigência, e na vigência de uma nova lei que tem o mesmo objetivo.

O que significa Ultrativo?

1. Ultrativo. [Direito] Relativo a efeito da lei; ultratividade da lei, ou seja, quando a lei é aplicada após o fim da vigência. A lei só é ultrativa se for mais beneficiária ao acusado do que a legislação vigente/atual.

O que é lei penal no tempo e no espaço?

Sobre a lei penal no espaço, o assunto se apresenta de forma mais complexa. ... O código penal brasileiro adotou a teoria da ubiquidade, diferente da lei penal no tempo onde adotamos a teoria da atividade, onde o tempo do crime é considerado no momento da ação ou omissão.

Qual o princípio básico da lei penal no espaço?

Princípio da Territorialidade: Previsto no artigo 5º, §§ 1º e 2º do Código Penal Brasileiro: ... Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

Quanto a territorialidade e extraterritorialidade do crime?

- Extraterritorialidade: Como visto, a territorialidade é a regra. Contudo, em algumas situações, “admite-se o interesse do Brasil em punir autores de crimes ocorridos fora do seu território. Extraterritorialidade, portanto, significa a aplicação da lei penal nacional a delitos ocorridos no estrangeiro (art.

Em que consiste a territorialidade condicionada e incondicionada?

Há a chamada extraterritorialidade condicionada. Dela diverge a extraterritorialidade incondicionada sempre que se faça aplicação do principio da defesa, onde a nacionalidade e a natureza do bem jurídico ofendido pela ação delituosa desenvolvida no estrangeiro é que justificam a aplicação da lei pátria.

O que é anterioridade da lei?

O 'Princípio da Anterioridade da Lei Penal' só se aplica aos fatos praticados após sua vigência. Diz-se de tal princípio que ele implica também na irretroatividade da lei penal, já que ela não alcançará os fatos praticados antes de sua vigência, ainda que venham a ser futuramente tidos como crime.

Quantos princípios existem no Direito Penal?

7 princípios constitucionais do Direito Penal para você conhecer.

Em que consiste o princípio da insignificância?

O princípio da insignificância pode ser considerado uma espécie de tentativa de recuperação da legitimidade do Direito Penal, com o condensamento de seus valores à qualidade dos fatos que visa, de maneira abstrata ou concreta, reprimir. Considerar algo insignificante é apreciar o seu valor de maneira menos intensa.

O que é a lei intermediária?

A lei intermediária representa aquela que não era vigente ao tempo do fato e nem ao tempo do julgamento, porém, vigorou durante o processo criminal: ela surge no interregno de tempo entre o fato criminoso e o julgamento e prevalecerá, caso seja mais favorável, às demais leis.

O que é locus regit actum?

A locus regit actum é uma norma de direito internacional privado aceita pelos juristas para indicar a lei aplicável à forma extrínseca do ato. É o que se fala com relação a atos jurídicos como testamento, procuração, contrato etc.

O que é lei processual no tempo?

É princípio geral do direito que as normas jurídicas limitam-se no tempo e no espaço, isto é, aplicam-se em um determinado território e em um determinado lapso de tempo. Aplica-se, portanto, o princípio do tempus regit actum, ou seja, o tempo rege a ação. ...