Diversidade: mudança e desafio da identidade A cultura desde sempre joga com uma grande regra de reunião de indivíduos ou grupos. A diversidade é um desses conceitos que indicam novas condições de autocompreensão societal.
Como promover a diversidade nas empresas?
Pensar a diversidade como direito implica em transcender os limites da tolerância e construir relações sociais que se pautem no respeito ao outro e na compreensão de que o diverso é fundamental, necessário e contingente.
Cultivar o respeito por si e pelos outros permite que haja reconhecimento, aceitação, apreciação e valorização das qualidades do próximo e de seus direitos. ... A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”, respeito inclui cuidado, acolhimento e deferência.
Este tipo de relações interculturais implica ter respeito pela diversidade; embora, por razões óbvias, o aparecimento de conflitos seja inevitável e imprevisível, podem ser resolvidos através do respeito, do diálogo e da concertação/assertividade.
Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adoptar.
Ajuda-nos a compreender melhor a nós e aos outros, sem poder ser definida por apenas uma perspectiva, se não por todos os envolvido em um processo intercultural – portanto, processo de aprendizagem intercultural mútua.