A curva de Atalah (FIGURA 3) adotada para o monitoramento de ganho de peso gestacional pelo Ministério da Saúde é um método de avaliação antropométrica, baseado no índice de massa corpórea (IMC) por idade gestacional.
A curva de Atalah (Atalah Samur et al., 1997) é um método de avaliação antropométrica de gestantes, baseado no Índice de Massa Corporal (IMC) por idade gestacional, entre as semanas 12 e 42 de gestação, construída por projeções teóricas baseadas em dados populacionais prospectivos no Chile.
Para avaliar o estado nutricional da gestante, é necessário a aferição do peso e da estatura da mulher, além do cálculo da semana gestacional. Com esses dados, será determinado o estado nutricional da gestante, tendo como critério prioritário a classificação do IMC por semana gestacional (BRASIL, 2012).
Para realizar a avaliação do estado nutricional da gestante, é primeiro necessário o diagnóstico pré-gestacional, por meio do estabelecimento do IMC pré- gestacional, o qual pode ser classificado por diferentes referências, dependendo do avaliador.
VET = (TMB x FA) + 300 kcal (2ª e 3º trimestres) Onde: TMB (10 – 18 anos) = 12,2 x Peso (kg) + 746 TMB (18 – 30 anos) = 14,7 x Peso (kg) + 496 TMB (30 – 60 anos) = 8,7 x Peso (kg) + 829 FA = 1,56 se atividade leve (Trabalho em escritório, professoras).
Foi calculado o IMC, pela razão entre o peso em quilograma dividido pela altura em metros ao quadrado.
Não engordar na gravidez é normal até certo ponto. No primeiro trimestre algumas grávidas podem não engordar ou ganhar menos peso do que o recomendado, mas não é preciso se preocupar. Isto não causa qualquer tipo de problema.
Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.
Algumas mulheres podem engravidar sem perceber nenhum sintoma, como mamas sensíveis, náuseas ou cansaço, mesmo durante toda a gestação, podendo, inclusive, continuar a ter sangramentos e manter a barriga lisa, sem que seja perceptível qualquer saliência característica da gravidez.
Com 3 meses o embrião é promovido para feto e pode chegar a medir em média 11 cm. Seus orgaos já funcionam e já faz pequenos movimentos com a cabeça e com as mãos e seus pequenos dedos. Seu pequeno rosto começa a tomar forma e as orelhas, olhos, boca e nariz ganham formato.