A riqueza da cultura afrodescendente no Brasil Essas pessoas faziam parte de diferentes etnias. Portanto, não tinham as mesmas tradições, religião e nem falavam o mesmo idioma. ... Inclusive, na base de vários ritmos brasileiros, como o samba, maxixe, choro, coco. E na culinária regional, também.
Essas trocas culturais ocorridas por vários séculos durante o período colonial brasileiro contribuíram para a formação de uma cultura híbrida e bastante rica. No que se refere à contribuição africana é evidente, principalmente, na culinária, dança, religião, música e língua.
As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. ... Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.
Resposta. o gado, cereais, trigo, aves, couves, alfaces, pepinos, abóboras, lentilhas, alho, cebola, cominho, coentro e gengibre, etc. Vieram ainda com os portugueses, trazidas de outras colónias, especialmente as africanas, novas frutas: uva, figo, maçã, marmelo, pêssego, romã, cidra, tâmaras, melão, melancia.
Comece pelos principais pratos típicos de Portugal: o bacalhau, com mais de 300 versões; a deliciosa sardinha; alheira de Mirandela, um embutido defumado e a francesinha, um sanduíche famoso por lá. Ah, no seu roteiro, inclua ainda o cozido à portuguesa, que é um prato que leva carne, couve e vegetais cozidos.
Além do sistema harmônico tonal, os portugueses ainda trouxeram da Europa instrumentos musicais como o piano, o violino, a flauta, o contrabaixo, a clarineta, o violoncelo, a sanfona, o violão e o cavaquinho.
Resposta. A herança deixada pela exploração portuguesa ao Brasil é um peso que muito se discutiu na historiografia brasileira. No contexto do mercantilismo, a América Latina em geral tornou-se um grande centro fornecedor de matérias-primas e produtos primários, além de ouro e prata.
- desestruturação do sistema produtivo e das instituições indígenas. Com tudo isto (perda de espaço e independência), os indígenas foram se tornando cada vez mais dependentes do "homem branco" o que mais depressa ditou não só a ruptura demográfica e social dos indígenas, mas também as suas raças.
Resposta: Outra grande herança portuguesa para a cultura brasileira são as cantigas de roda, que eram bastante comuns em Portugal na época do descobrimento. Músicas clássicas como Escravos de Jó, Sapo Cururu e Roda Pião, além das populares Atirei o Pau no Gato e Ciranda-Cirandinha, são todas de origem lusitana.
A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. Ao longo de séculos, as artes em Portugal sofreram influências externas, incluindo flamengas, francesas e italianas. ...
MÚSICA PROFANA EUROPEIA Além do canto religioso, foi introduzida no Brasil a música popular portuguesa, trazida pelos colonizadores. Os portugueses trouxeram não só a sua própria música, mas a de toda a Europa.
O “Baião” nada mais é do que uma música portuguesa e levada ao estilo do Nordeste, com o seu rei Luiz Gonzaga, o rei do Baião, também no sapateado das danças lembra muito o sapateado português, uma vez que, foi no norte e nordeste a maior vinda de colonizadores portugueses em eras distantes.
Os instrumentos nacionais eram a cítara e a lira. O instrumento de sopro mais usado era o aulos, de sonoridade sensual, muito usada nas festas dedicadas ao Deus Dionísio, mais tarde chamado de Baco, pelos romanos. A teoria musical grega se fundamentava na ética e na matemática.
Confira abaixo os quatro instrumentos mais antigos.
Arqueólogos na Alemanha afirmam ter encontrado instrumento musical mais antigo do mundo. Uma flauta entalhada no osso da asa de uma águia. A descoberta revela que o homem da idade da pedra, famoso por suas habilidades de caça, também gostava de música.