O que cronologia de erupço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O momento em que o dente decíduo irrompe na cavidade bucal é conhecido como cronologia de erupção da dentição decídua e a ordem em que os dentes irrompe é chamada de sequência de erupção (CORRÊA, 2010).
Quais são os dentes da dentição decídua?
A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares – superiores e inferiores – não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite.
Quais as fases da erupção dentária?
O processo de erupção dental pode ser dividido em 3 fases:
Pré-eruptiva: intraóssea e sem movimentação do germe dental.
Eruptiva ou pré funcional: envolve o movimento intraósseo criando uma trajetória de erupção.
Pós-eruptiva ou funcional: fase totalmente extraóssea e inicia-se quando o dente entra em oclusão.
O que é dentição decídua?
Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes. Comparados aos dentes permanentes, as raízes do primeiro conjunto de dentes são mais curtas e finas, para que esses dentes possam caiam.
Quantos são os dentes decíduos?
O nome técnico para esses primeiros dentes é dente decíduo, pois eles eventualmente cairão. A maioria das pessoas conhece esses dentes como os dentes de leite. Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca.
Qual a sequência dos dentes?
Ordem de nascimento dos dentes Incisivos laterais inferiores: entre 10 e 12 meses. Primeiros molares: entre 12 e 16 meses. Caninos: entre 16 e 20 meses. Segundos molares: entre 20 e 30 meses.
Qual a sequência de irrupção dos dentes permanentes?
Se dividirmos uma arcada a partir da linha mediana em direção aos dentes posteriores (do fundo), temos a seguinte sequência: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1º pré-molar, 2º pré-molar, 1º molar, 2º molar e 3º molar ou dente do siso.