Os uratos amorfos correspondem a um tipo de cristal que pode ser identificado no exame de urina e que pode surgir devido ao resfriamento da amostra ou devido ao pH ácido da urina, sendo muitas vezes possível observar no exame a presença de outros cristais, como cristal de ácido úrico e de oxalato de cálcio.
Cristais urinários anormais Alguns cristais na urina são sempre patológicos, ou seja, sempre representam alguma doença subjacente. São esses: tirosina, cistina, purina, leucina e xantina. Existem casos, ainda, em que os cristais se formam em decorrência de infecções urinárias. como o de fosfato triplo.
Cristais de oxalato de cálcio são frequentemente vistos em urinas ácidas, mas podem ser encontrados em urinas neutras, e até raramente em urinas alcalinas.
Prevenção
5 remédios caseiros para pedra nos rins
O excesso de sódio é um dos maiores vilões dos rins, que é encontrado em alimentos salgados, frituras e, principalmente, em alimentos industrializados, enlatados....Alimentos que podem causar cálculos renais
Alimentos processados – Alimentos embutidos, congelados e industrializados, salgadinhos, bolos e comidas de fast-food, como hambúrgueres e pizza, são ricos em fósforo, substância que pode causar uma sobrecarga renal; e, por serem bastante gordurosos e salgados, favorecem o surgimento dos cálculos.
Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.
O cálculo renal, popularmente conhecido como pedras nos rins, surge a partir da formação de uma massa sólida composta por pequenos cristais que atrapalham o funcionamento do sistema urinário. Nestas circunstâncias, a urina apresenta quantidades em excesso de cálcio, oxalato e ácido úrico.
Evite alimentos com muito sódio
A boa notícia é que há alimentos que protegem os rins das pedras, como os ricos em citrato e em magnésio. “O citrato está nos sucos cítricos. Já alimentos como banana, abacate, peixe, batata são ricos em magnésio”, sugere Fernanda.
A clara de ovo é proteína pura e proporciona a mais alta qualidade de proteína com todos os aminoácidos essenciais. Para a dieta renal, a clara de ovo fornece proteína com menor quantidade de fósforo do que outras fontes de proteína, como gema de ovo ou carnes. Comprar em pó, fresco ou pasteurizado ovos brancos.
Alimentos permitidos A dieta deve ser baseada em alimentos frescos, rica em legumes, vegetais e gorduras boas, como castanhas, amêndoas, nozes, azeite e peixes, como atum, sardinha e salmão. Além disso, os suplementos alimentares só devem ser utilizados de acordo com a recomendação do médico ou do nutricionista.
Nesse sentido, o café é uma bebida inofensiva e até recomendável de ser consumida moderadamente — para quem possui todas as funções renais em perfeito funcionamento. Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal.
Um bom remédio caseiro para dor nos rins é o chá de boldo com camomila e alecrim, pois possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a dor.
Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.
Limpeza dos rins: oito dicas no estilo natural
Como desintoxicar o fígado
A infecção renal ou pielonefrite corresponde à uma infecção no trato urinário em que o agente causador consegue chegar aos rins e provocar sua inflamação, levando ao surgimento de sintomas como cólica renal, urina com mau cheiro, febre e dor ao urinar.