Cosmogonia é qualquer modelo relacionado à existência que seja do cosmos, ou da chamada realidade dos seres sencientes.
Contemporâneo de Homero, Hesíodo foi um grande poeta grego que viveu no século 8 a.C. Sua obra mais conhecida é a Teogonia, que nos conta como o mundo surgiu a partir dos primeiros deuses, seus amores e suas lutas. Teogonia significa "o nascimento dos deuses".
Teogonia é um conceito que deriva do vocábulo latino theogonĭa, embora as suas raízes etimológicas mais distantes residam na língua grega. Refere-se ao nascimento de deuses (os deuses pagãos).
Significado de Cosmogonia substantivo feminino Conjunto das teorias, doutrinas, princípios ou conhecimentos que se dedicam à explicação sobre origem do universo; cosmogênese. ... Do grego kosmogonia "origem do universo, criação do mundo".
As cosmogonias são histórias ou mitos sobre a criação do universo, o sentido da vida humana e as relações com entidades sobrenaturais, divinas ou simplesmente não-humanas. O termo “cosmo” faz referência ao universo, e “-gonia” a uma ideia de geração ou criação.
A Cosmogonia explica de forma natural a origem do mundo, desde o ponto inicial, com a vibração de uma minúscula partícula, sua consequente expansão, com a posterior aglutinação do material gerado, e sua densificação, através dos respectivos estados, gasoso, sólido e liquido.
Os mitos sobre a origem do mundo são denominados como Cosmogonia e Teogonia. O termo gonia vem do grego e quer dizer nascimento, geração ou descendência. Cosmos quer dizer ordem, organização, beleza ou harmonia. ... Sendo assim a Teogonia é a narração da origem dos deuses a partir das forças geradoras.
A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo. Os filósofos pré-socráticos são considerados cosmólogos por buscarem a origem racional do Universo. ... No passado, a cosmologia foi utilizada pelos pré-socráticos para descobrir a possível origem do Cosmos por meio de observações e especulações.
O período Pré-Socrático também é chamado de Cosmológico, pois os filósofos estavam buscando uma origem racional para o Universo, que, no vocabulário grego antigo, pode ser traduzido pela palavra cosmos. ...
Cosmo ou cosmos (do grego antigo κόσμος, transl. kósmos, "ordem", "organização", "beleza", "harmonia") é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
Além de estudar as estrelas de Nossa Galáxia, a Astrofísica é a responsável também pelo estudo de astros que estão fora da Via Láctea: as galáxias, o meio intergaláctico, os quasares etc. A Cosmologia é a parte da Astronomia que procura estudar o Universo como um todo.
Em vez de estudarmos o que há no Universo hoje para entender o que aconteceria com ele no futuro, devíamos ver como ele evolui ao longo do tempo para então descobrir o que há nele hoje. Foi assim que surgiram os estudos para medir a variação da taxa de expansão do Universo.
Desde os primórdios da humanidade, a astronomia mostrou-se de extrema importância para as sociedades que se desenvolviam. No período pré-histórico, os céus eram observados com um olhar e uma interpretação místicos. ... Dessa forma, o estudo da astronomia foi fundamental para o desenvolvimento das civilizações.
A astronomia nos permite responder a grandes questões: onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. E o saciar da curiosidade inerente à espécie humana de entender o Universo produz também conhecimento básico para a descoberta de tecnologias e serviços essenciais em nosso dia a dia.
A Astronomia nos auxilia na compreensão de fenômenos naturais, como a duração dos dias, semanas, meses e anos, conhecendo mais sobre essa ciência, é possível agir e pensar sobre as possíveis influências que ela exerce sobre nossa vida, pois é possível usar os astros para além da compreensão, ou seja, seu conhecimento ...
A ASTRONOMIA é a ciência que estuda os corpos celestes (planetas, asteroides, cometas, estrelas, galáxias, etc.) A astronomia também estuda o conjunto dos corpos celestes e o que existe entre eles, ou seja, o universo.
ASTRONOMIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Tal estudo permite a compreensão das leis que regem determinados fenômenos existentes no planeta Terra, como as chuvas, os ventos, marés, eventos geológicos e magnéticos, servindo de base para demais assuntos da Geografia.
Utilizando a realidade aumentada e a geolocalização do celular (GPS), é possível identificar estrelas, astros e constelações apontando o celular para o céu mesmo durante o dia.
A Astrofísica é o ramo da Astronomia responsável por estudar o universo por meio da aplicação de leis e conceitos da Física. Os objetos de estudo da Astrofísica são planetas, buracos negros, asteroides, galáxias, todos os tipos de estrelas, matéria escura, nebulosas, entre outros.