Vê se então que, a conservação preventiva se define como as práticas de proteção tomadas para retardar a deterioração ou perdas de bens culturais.
Não é permitido o uso de lâmpadas de mercúrio ou sódio, devido a sua intensa emissão de radiação ultravioleta. ALGUMAS MEDIDAS PODEM SER TOMADAS PARA PROTEÇÃO DOS ACERVOS CONTRA A RADIAÇÃO DA LUZ 1 As janelas devem ser protegidas por cortinas ou persianas que bloqueiem totalmente o sol.
Conhecer a natureza dos materiais componentes dos acervos de bibliotecas e arquivos e o comportamento dos mesmos diante dos fatores de degradação aos quais estão expostos é a única maneira de estabelecer critérios de combate aos elementos nocivos à con- servação e impedir que os documentos se percam para sempre.
Os fatores que fragilizam ou danificam a maioria dos acervos são: Temperatura; Umidade Relativa; Iluminação; Poluição Atmosférica; Agentes Biodeterioradores e Ação do Homem.
Lave as mãos antes e depois de manusear livros antigos. Sempre que possível, use luvas descartáveis e não molhe as pontas dos dedos para virar uma folha. A saliva é ácida e danifica o papel. Além disso, o exemplar pode ter focos de fungos e bactérias.
Mantenha-os na vertical Nada de livros empilhados uns sobre os outros! O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Também evite “espremer” os livros na estante. Deixe sempre um espaço entre um livro e outro, para que eles possam deslizar suavemente quando você retirá-los do lugar.
1 – A melhor posição para guardar seus livros é em uma estante, na vertical, sem pressioná-los muito entre si. Colocar um volume sobre o outro na horizontal danifica os livros da pilha em função do peso exercidos pelos demais. 2 – Ao retirar um livro da prateleira, puxe-o pelo meio da lombada.
Parece uma boa ideia guardar os livros em sacos plásticos, mas na verdade, não é. O contato do papel com o plástico faz com que o livro fique muito fechado e isso pode causar danos para sua estrutura.
Outras ideias para organizar livros Basta fazer pequenas pilhas de livros no lugar dos pés da mesa e colocar um tampo de vidro em cima. . Se você gosta de ler na cama vai adorar esta ideia. É só puxar o box um pouco para frente e colocar uma pilha de livros de cerca de 1m no vão atrás dela.
Se possível, guarde seus livros em uma estante na vertical, sem pressioná-los. A pressão pode deformar as capas e a lombada. Mantenha na posição horizontal apenas os livros com muitas páginas e de capa dura, pois o peso do miolo força a lombada, que pode acabar descolando.
Jornais têm uma maior tendência a amarelar, por isso, é bom guardá-los em caixas ou encaderná-los. A poeira que fica acumulada sobre o livro escurece o corte e pode se instalar no meio das folhas. Passe um espanador de plumas sobre os livros ao menos uma vez por semana.
Para remover os amarelados e manchas tudo o que vamos precisar é de uma lixa. O recomendado é lixa de madeira, mas podemos usar essas lixas de unha, que podem ser encontradas em qualquer farmácia por apenas 25 centavos (em média). Vá lixando até sair todo o amarelado e manchado, ou até você achar que está bom.
1 – Pano úmido e álcool em gel Com um pano úmido de álcool em gel (não deixo-o muito molhado apenas umedeça), passe apenas nas capas dos livros para remover a sujeira, em seguida deixe-o secar no sol, com as páginas abertas. Isso ajuda a tirar o mofo e o cheiro de poeira, em livros mais velhos.
A melhor maneira de embalar os livros é distribuí-los entre todas as suas caixas. Coloque alguns na parte inferior e depois adicione itens mais leves na superior. Outra dica: a maioria das pessoas empacota livros com as lombadas pra cima. Pra que possam ver os títulos.
É importante que o livro não se abra, para que a poeira não passe entre as folhas. Em seguida, deve-se passar o mesmo pincel nos vincos da capa, removendo toda a poeira acumulada. Depois, é indicado também passar na capa um pano macio úmido com um pouco de sabonete neutro, finalizando a limpeza com um pano macio seco.
Você também pode usar um pano eletrostático como opção que não apenas tira, mas também retém o pó. Você precisará de uma escova pequena e macia, como uma de dentes, para limpar a brochura e as bordas das páginas. Se o livro estiver excessivamente sujo ou empoeirado, talvez seja necessário aspirar a superfície.
Quando o mofo macio for removido, o exterior das capas dos livros poderão ser limpas com uma solução de álcool etílico. Este também atua como um solvente suave para remover a coloração deixada no exterior. Cuidados devem ser tomados para não molhar muito a área.
Aprenda a tirar manchas dos livros Se ela aparecer na lateral, pegue uma lixa fininha e raspe a área afetada. Já para as de mofo, passe um pano com vinagre e em seguida algodão seco. Esses truques são bem eficazes. Só tome cuidado para não colocar líquido demais e fazer as páginas grudarem ou enrugarem.
Primeiro espalhe bem o bicarbonato entre os 3 dorsos. Depois, vire as páginas em uma velocidade que permita que o resto do produto possa caia entre elas e jogue-o à vontade. Por fim, coloque o exemplar dentro do saco com mais bicarbonato, feche o zip lock e deixe-o lá por aproximadamente 3 dias.
Normalmente são utilizados álcool e cloro para a desinfecção....Com medidas simples é possível evitar muitas doenças e sujeira
Coloque uma caixa de bicarbonato de sódio (ou use um removedor de odor de esponja comercial) no recipiente com o papel. Isso absorve com segurança e neutraliza muitos tipos de odores, incluindo o mofo.
Os materiais essenciais para essa limpeza é luvas, pois o mofo é extremamente tóxico para nós, uma esponja de cozinha e um pano seco. Afunde a esponja na solução de vinagre e água e torça o excesso. Esfregue o seu papel de parede com a esponja, até que o mofo saia, vá repetindo o movimento com delicadeza.
As mesmas precauções de segurança são recomendadas quando finalmente tratar a parede com mofo. ... Está fora de questão simplesmente desinfetar e selar a parede antes de colocar papel de parede sobre ela.
Sobre uma superfície plana e não porosa (fórmica ou vidro), coloca-se uma folha de papel de arroz japonês (alguns centímetros maior do que o original) e borrifa-se toda a superfície com água deionizada para que o papel se dilate.
Removendo manchas de cola seca ou a secar Use apenas água pura morna. Em seguida, coloque um pano seco ou limpo ou uma toalha de papel e retire a umidade. Não esfregue nem raspe. Em vez disso, repita o processo após algum tempo, se necessário.