Produtos, serviços, aluguéis, serviços públicos, impostos e até contrabando. Esses são alguns dos componentes do PIB (Produto Interno Bruto), calculado pelo IBGE, de acordo com padrões internacionais, com objetivo de medir a produção de bens e serviços no país em determinado período.
Na ótica da demanda, o PIB é composto pelos seguintes componentes: consumo das famílias, consumo do governo, investimentos (ou formação bruta de capital fixo) e exportações líquidas de importações.
As indústrias, independentemente de seu setor de atuação possuem um papel fundamental no crescimento econômico e social. É a partir delas que o país tem maior autonomia de produtos, sem depender de outros países para abastecimento.
1) As industrias são os pontos de transformação de matéria-prima em produtos mais complexos e mais valiosos, o investimento na industria diminui os custos do país com importações e aumenta os lucros com exportações.
As indústrias e fábricas que existem no meio urbano representam grande importância social e financeira para as cidades. Isso acontece porque, com a instalação de uma indústria em um local, haverá a criação de novos postos profissionais.
Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café.