Proteínas Fibrosas: A maioria das proteínas fibrosas são insolúveis em meio aquosos e possuem pesos moleculares bastante elevados. ... Geralmente são solúveis em meio aquoso. São exemplos de proteínas globulares as proteínas ativas, como as enzimas, e as transportadoras, como a hemoglobina.
As proteínas são importantes para a construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos e fornecimento de energia. Cada 1g fornece 4 Kcal.
As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. ... Chamamos de polipeptídio uma cadeia longa de aminoácidos. Cada proteína é formada por uma ou mais cadeias polipeptídicas.
Os músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo, por exemplo, tem participação essencial da proteína na sua formação e estrutura. Ela também é eficiente na produção de neurotransmissores e anticorpos, e na reposição do gasto energético das células. Ela também atua no controle do metabolismo energético.
A estrutura geral tridimensional de um polipeptídeo é chamada de sua estrutura terciária. A estrutura terciária é principalmente resultante das interações entre os grupos R dos aminoácidos que compõem a proteína. ... Da mesma forma, grupos de R polares podem formar ligações de hidrogênio e outras interações dipolo-dipolo.
Na sua forma funcional, a cadeia de aminoácidos que compõe uma proteína está enovelada em uma estrutura tridimensional. Essa estrutura determina a função da proteína, organizando em uma região do espaço, chamada de sítio ativo da proteína, aminoácidos-chave com orientação espacial definida para a execução da função.