A principal causa da condição é o componente genético, que faz com que o distúrbio seja transmitido de pais para filhos. Especialmente em famílias que tem pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O TEI é comum e prevalente em TDAHs.
Para tratar o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), é indicada a terapia cognitivo-comportamental associada ao uso de medicamentos, além de conversas com familiares. A terapia irá ensinar o paciente a se posicionar e a controlar a ansiedade e a agressividade.
Como lidar com pessoas agressivas de todas as idades?
Para controlar o problema, é preciso ter acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Para os ataques nervosos serem considerados síndrome do pavio curto eles precisam acontecer no mínimo duas vezes na semana e as razões devem ser fúteis.
Significado de Pavio curto substantivo masculino e feminino [Gíria] Esse atributo ou alguém que se deixa irritar com facilidade; irritadiço: ele sempre foi o pavio curto da empresa; não deixe que seu pavio curto te prejudique!
Muitas vezes esse comportamento está ligado a uma necessidade de manipular ou intimidar o outro, e ocorre muito em relacionamentos afetivos, quando o parceiro, apesar de não usar palavras agressivas, possui uma forma de agir e reagir ao que lhe desagrada que o torna agressivo apenas pelo jeito de olhar ou falar.
Como deixar de ser agressivo?
Veja 13 formas de lidar com a raiva e sentir-se bem
O transtorno explosivo intermitente (abreviado TEI) é uma desordem comportamental caracterizada por explosões de raiva e violência, que são desproporcionais com a situação em questão (por exemplo, gritos impulsivos desencadeados por eventos relativamente inconsequentes).
Significado de Marrenta adjetivo Cheio de marra, de coragem, ousadia e valentia; valente. Que não tem medo de enfrentar obstáculos ou desafios; corajoso.
Significado de Marreta substantivo feminino Pequeno marrão de cabo comprido, usado pelos canteiros.
A definição mais simplificada e direta do que é agir por impulso, é agir sem pensar nas consequências. Ou seja, você deixa suas emoções do momento falarem mais alto do que o seu racional. Claro que, você não deve agir 100% do tempo através da razão.