Apraxia da fala adquirida A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser causada por uma lesão cerebral, devido a um acidente, infecção, AVC, um tumor no cérebro ou devido a uma doença neurodegenerativa.
A apraxia pode ser classificada em quatro tipos distintos, que são:
Converse e mostre para ela como a boca se movimenta. Busque formar de comunicação complementar e/ou alternativa enquanto a criança esta aprendendo a falar claramente, pois ela precisa de expressar de alguma forma. Lembrando que esses meios não inibirão o desenvolvimento da fala da criança!
“Como Tratar a Apraxia de Fala da Infância” (tradução da segunda edição do original Here's How to Treat Childhood Apraxia of Speech, da autora Margaret Fish) é o livro mais abrangente disponível a respeito da avaliação, diagnóstico e tratamento da Apraxia de Fala da Infância.
A terapia apropriada para crianças com apraxia deve incluir informações sensoriais aumentadas para ajudar no controle das sequências do movimento da fala. Assim, dicas ou pistas visuais, verbais, táteis/proprioceptivas são usadas na terapia fonoaudiológica.
Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.
Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 18 meses. Ao redor de 2 anos, o vocabulário tem entre 50 a 100 palavras, e, a partir de então, aumenta em uma velocidade tão rápida que até perdemos a conta.
Entre 10 e 12 meses O bebê, por volta dos 12 meses, consegue compreender ordens simples como “dá” ou “tchau”, emite sons parecidos com a fala, diz “mama”, “papa” e faz exclamações como “uh-oh!” e tenta repetir as palavras que ouve.
O atraso de fala, como o próprio nome sugere, é quando uma criança não apresenta o desenvolvimento da fala de modo satisfatório ou esperado para aquela determinada fase da vida. Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo.
“Papai” é mais comum como primeira palavra do bebê A fonética é um ramo da linguística que estuda os sons da fala. Nesse caso, para produzir os elementos da cadeia fonética (palavras) é preciso colocar em movimento vários órgãos ao mesmo tempo.
Confira como estimular o bebê a falar:
É quando os sons começam a ganhar concretude por meio das palavras. “Há crianças que iniciam essa fala a partir dos dez meses, mas o mais comum é esperar que até um ano de idade surjam as primeiras referências como “dá”, “qué”, “não”, “tchau”.
As primeiras fezes do bebê são chamadas de mecónios. Possuem cores escuras e vão adquirindo uma cor amarelada após 2 a 3 dias. Fezes líquidas ou com grânulos são comuns. Existem bebês que evacuam 10 vezes por dia, outros somente 2 a 3 vezes.
Para a alegria dos pais, as primeiras palavras dos bebês são normalmente "mama "e "papa". ... Além do fato de a mamãe e o papai estarem por perto, estudos mostram que essas são as primeiras palavras que os bebês pronunciam por causa dos sons repetidos nelas.
Quando o bebê começa a sentar? Aos três meses o bebê já é capaz de sustentar a própria cabeça. ... Neste período, estará desenvolvendo o pescoço, tronco e músculos das costas para que consiga sentar sem suporte. Aos nove meses, a maioria das crianças já é capaz de se sentar sozinha, sem necessitar de apoio algum.
O desenvolvimento da linguagem do bebê ocorre quando ele ainda está dentro da barriga da mãe. Quando nasce, ele se comunica, inicialmente, pelo choro e, depois, vai evoluindo, por meio dos gestos, do balbuciar, da experimentação com frases até, finalmente, falar de maneira clara.
Um fator importante para o desenvolvimento da linguagem é o ambiente em que a criança se encontra. A fala precisa ser exercitada e o ambiente familiar é primordial para isso. “Famílias pouco comunicativas e que interagem pouco com as crianças podem contribuir para o atraso na linguagem”, afirma o especialista.
Confira, a seguir, algumas dicas que trouxemos para você estimular a fala do bebê.
Confira como estimular o bebê a falar:
Entre as capacidades motoras, ela já é capaz de correr, mas sem conseguir parar de repente, ela já consegue andar em linha reta, na ponta dos pés ou de costas, pular nos dois pés, subir e descer escadas com o apoio do corrimão e a se sentar e se levantar rapidamente sem ajuda.
Confira algumas práticas simples para estimular a fala das crianças!
5 atividades para crianças de 2 anos
7 dicas para ajudar o seu filho a desenvolver a fala