EQST

O Que Atividade Plasmtica Da Renina?

O que atividade plasmtica da renina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é atividade plasmática da renina?

A renina transforma o angiotensinogênio do fígado em angiotensina I, que é transformada pela enzima conversora de angiotensina (ECA) em angiotensina II. A angiotensina II causa a secreção de aldosterona e, em menor extensão, de cortisol e desoxicorticosterona; também tem atividade pressórica.

Qual a Glandula que secreta o ADH?

Ele é sintetizado pelas células neurossecretoras do hipotálamo, entretanto, apesar de ser produzido nesse local, segue para a neuro-hipófise, na qual será armazenado e, posteriormente, liberado. O ADH é produzido no hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Sua principal ação é nos rins.

Onde age o ADH no nefron?

Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de água (aquaporinas) nas células do túbulo de conexão e túbulo coletor.

Onde atua a aldosterona?

A aldosterona é a molécula efetora final do sistema renina-angiotensina e atua nas células epiteliais do néfron distal e do cólon promovendo a reabsorção de sódio e excreção de potássio. A água segue o movimento do sódio via osmose, estabilizando o volume plasmático e conseqüentemente a pressão arterial (3).

Onde fica a glândula adrenal?

O corpo possui duas glândulas adrenais, uma próxima à parte superior de cada rim. Elas são glândulas endócrinas que secretam hormônios na corrente sanguínea.