A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, dinamizou o panorama das Belas Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento.
Os artistas franceses vieram para o Brasil em 1816 para retratar, através de suas obras de arte, a natureza e a sociedade brasileira da época. Chegada ao Rio de Janeiro, em 1816, a misão artística foi composta por um grupo de artistas franceses, a convite da coroa portuguesa.
Rio de Janeiro, Brasil
Resposta: O grupo trazido por D. João VI foi a Missão Artística Francesa. Se tratava de um grupo de artistas franceses que provocou uma revolução no campo das artes no país ao trazer as belas-artes como ensino superior acadêmico.
Grandjean de Montigny inaugura com a Academia Imperial de Belas Artes (Aiba) o ensino formal de arquitetura no Brasil, e é um dos principais responsáveis pela afirmação do neoclassicismo como a arquitetura oficial da corte no Rio de Janeiro.
Em 1826 o prédio projetado por Grandjean de Montigny ficou pronto e a escola passou a funcionar plenamente, com o nome de Academia Imperial de Belas Artes.
1816
Academicismo ou academismo designam, originalmente, o método de ensino artístico profissionalizante concebido, formalizado e ministrado pelas academias de arte europeias.