O sistema anaeróbio alático, também conhecido como sistema fosfagênio ou sistema ATP-CP, representa uma fonte imediata de energia para o músculo ativo. Atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo dependem basicamente da geração de ATP a partir das reações enzimáticas do sistema.
A molécula de ATP é formada por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato. A adenina ligada à ribose é chamada de adenosina.
Método de demonstração em que se parte dos princípios para as consequências, Ato ou efeito de resumir uma teoria, uma ciência, uma característica ou particularidade.
2) SISTEMA GLICOLÍTICO Também é um sistema que não depende do oxigênio, é utilizado em atividades com duração entre 20 segundos á 2 minutos. O combustível vem da quebra de glicose no sangue e do glicogênio armazenado.
O termo bioenergética refere-se às fontes de energia para a atividade muscular. ... A energia adquirida através dos alimentos, precisa ser transformada em um composto chamado trifosfato de adenosina (ATP) antes que possa ser aproveitada pelo organismo para a ação muscular (WILLIAMS, 1995).
Em humanos, as vias metabólicas mais importantes são: glicólise - oxidação da glucose a fim de obter ATP. ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia. fosforilação oxidativa - eliminação dos electrões libertados na oxidação da glucose e do acetil-CoA.
Organismos aeróbios dependem do oxigênio para obter energia, e os anaeróbios não necessitam do oxigênio que, em certas concentrações, pode ser fatal para alguns organismos.
A respiração celular anaeróbica ou anaeróbia se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise. ... A energia, que é o produto final dessas reações, é proveniente da molécula de ATP, adenosina trifosfato.
Os principais exercícios aeróbicos que podem ser realizados em casa são: