Além do aumento no consumo de combustível, o defeito na sonda lambda pode provocar falhas e alteração na marcha lenta. Pode danificar ainda o catalisador, já que o combustível chegará ao sistema de exaustão sem ser queimado corretamente.
E o componente responsável por levar ao módulo de injeção eletrônica a informação primordial para esse controle é a sonda lambda – também conhecida como sensor de oxigênio. ... Em nossos carros, é exatamente isso o que a sonda lambda faz: mede a quantidade de oxigênio presente nos gases eliminados pelo motor.
A segunda sonda não atua diretamente na informação sobre a mistura, mas verificando se a primeira sonda e o catalisador estão atingindo os resultados esperados na correção da mistura. Esse sistema é chamado OBD-BR2, On-Board Diagnostics, (do inglês, sistema de diagnose de bordo).
Vejam a variedade existente:
SONDA LAMBDA COM DEFEITO: SINTOMAS Elevado consumo de combustível. Fraca potência do motor. Elevadas emissões de gases de escape (exame dos gases de escape) Iluminação da luz de controle do motor.
A Bosch apresenta também essa sonda lambda tipo finger de quatro fios que se destaca por ser compatível com uma enorme gama de veículos. Ela não só cumpre todos os requisitos das fabricantes, como também apresenta uma qualidade acima da média. A durabilidade está entre as melhores do mercado.
Sonda lambda planar
Como instalar sonda lambda?
A sonda lambda é composta por dióxido de zircónio, um material cerâmico que quando atinge os 300ºC se transforma num condutor de ions de oxigênio. Desta forma, a sonda consegue identificar por meio de uma variação de tensão (medida em mV, ou milivolts) a quantidade de oxigênio presente nos gases de escapamento.
A. Teste com o motor aquecido (após o acionamento do eletroventilador) a 2500 RPM. B. No fio preto (sinal) e no cinza (massa), verifique o sinal da sonda com o multímetro em tensão contínua DC, conforme FIGURA 4.
Teste do sinal da sonda Após conectar o chicote auxiliar, coloque o osciloscópio na escala de tensão e as pontas de prova ligadas aos fios preto e cinza do chicote auxiliar. Em seguida, ligue o carro e, após alguns segundos, comece a observar o gráfico.
Não tem jeito, tem que desencapar um pedacinho do fio da sonda. Pode até espetar um alfinete. Se a sonda for de 1 fio, sem crise. Se for de 3 fios, o fio do sinal é o preto.
Importante: O Multímetro só deve ser ligado e desligado com o motor parado, do contrário você queimará o fusível do Multímetro. Então, na hora de ligar, ligue primeiro o Multímetro e depois o Motor, e, na hora de desligar, desligue primeiro o Motor e depois o Multímetro.
Como testar a sonda lambda pós-catalisador? É muito simples. Assim que o motor estiver aquecido (em temperatura operacional), basta acelerar bruscamente o veículo (no caso utilizados o Nissan March). A sonda deve responder instantaneamente.
Por sua vez, a sonda pós-catalisador tem a função de autodiagnóstico: analisa a emissões do veículo após o tratamento dos gases. ... “Após os gases de escape serem tratados, o sinal da sonda pós-catalisador será diferente, porque a concentração de gases será outra”, explica Werner.
O Controle para aquecedor de sonda lambda T74 é um módulo eletrônico desenvolvido para ser aplicado na resistência de aquecimento dos sensores de oxigênio (sonda lambda).
Para as misturas ricas, as possíveis causas podem incluir filtro de ar sujo, bicos injetores abertos ou entupidos, sensores defeituosos, ECU defeituosa, sensor de massa de ar defeituoso, sistema de arrefecimento defeituoso, sensor de temperatura de arrefecimento do motor defeituoso.
Como testar sensor MAP com osciloscopio Então, o teste é simples: aplique diferentes acelerações no motor e verifique se essa tensão aumenta e, se quando você tira o pé do acelerador, ela diminui.
Se o sensor estiver instalado corretamente, tanto no coletor de admissão como eletricamente, use uma pistola a vácuo e um medidor de tensão ou uma ferramenta de varredura para verificar a saída do sensor MAP. Então você terá que procurar um gráfico para medir a tensão contra o vácuo total e sem vácuo.
Para testar o sensor você pode:
Bateria carregada e conector (verde) encaixado. O fio preto amarelo “A” deve ter polaridade negativa. (ponta positiva do multímetro no polo positivo da bateria e o negativo no fio “A” deve acusar a carga da bateria 12,6V. Verifique se há mau contado do conector, fio solto etc.
O Sensor MAP tem a função de informar à unidade de comando a pressão absoluta presente no coletor de admissão. A pressão do coletor é uma medida da carga do motor.
Está localizado, geralmente, na caixa de câmbio e funciona enviando um sinal digital à unidade de comando por um gerador de pulsos, que está na maioria das vezes instalado no eixo de saída da transmissão ou no eixo do velocímetro.