Dieta à base de frutas – Se uma pessoa comer só frutas, vai emagrecer, pois estará trocando refeições com gordura, sal e conservantes por alimentos frescos e normalmente com baixas calorias. Mas abacate, banana, manga também são frutas frescas e possuem muitas calorias se consumidas em grandes quantidades!
Frugivorismo é uma doutrina alimentar em que se ingere apenas frutas, verduras, legumes. Sendo em estado cru ou cozidos e industrializados. Excluindo quaisquer cereais e produtos animais. Diferente do Frutarianismo, onde se ingere exclusivamente frutas cruas e em estado maduro, com o sabor e nutrientes em seu auge.
No entanto, segundo a nutricionista Carine Rodrigues, mesmo sendo extremamente benéfica à saúde, um dieta só com frutas não é o bastante para o organismo: "O frugivorismo é uma dieta que se baseia no consumo exclusivo de frutas, sendo estas consumidas tanto cruas quanto cozidas, em todas as refeições do dia.
O método mais comum é passar por três dias comendo apenas frutas e uma porção de proteína por dia. Essa é a dieta que foi proposta por um nutricionista americano chamado Jay Robb. Nesse período, só é permitido comer, no máximo,1000 kcal por dia, sendo apenas cerca de 120 gramas de proteína magra no primeiro dia.
De acordo com Helena, qualquer fruta pode ser ingerida no café da manhã, desde que seja consumida naturalmente "e não com alguma guloseima junto". A nutricionista Livia ressalta que vale variar as frutas, para diversificar os nutrientes.
Algumas opções de café da manhã saudável são:
O café da manhã é fundamental para a manutenção de energia. “O café da manhã é responsável pela regularização de diversos hormônios, assim como o cortisol, que tem seu pico elevado pela manhã e à noite. Dentre seus benefícios está a melhoria do trânsito intestinal e formação do bolo fecal.
A falta de apetite tem solução, as principais características que causam esse sintoma estão diretamente envolvidas com refeição em horários errados. Quem janta muito tarde acaba acordando sem fome, já que o organismo não consegue digerir o alimento do dia anterior afirma a nutricionista.
Não consumir comida suficiente durante o dia e pular refeições faz mal e pode literalmente fazer sua cabeça girar. Você sente tonturas, tem pouca energia e pode até desmaiar. “Isso se deve à queda da glicose no sangue”, diz Frances Largeman-Roth, especialista em nutrição e bem-estar e autora de Eating in Colour.
Segundo Durval Ribas Filho, nutrólogo presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, uma única refeição por dia não é suficiente para repor todos os nutrientes que o corpo precisa. "Cada pessoa precisa fazer reposição de macros e micronutrientes diariamente, estamos falando necessariamente de proteínas.