Quando temos uma umidade muito alta, ocorre a proliferação dos fungos, desencadeando crises de rinite, com congestão nasal e espirros”, explica a pneumologista. Pacientes com asma também costumam ter crises com o tempo nestas condições, apresentando sinais como tosse, falta de ar e chiado ao respirar”, acrescenta.
Vá girando o termômetro com o bulbo úmido em volta da corda para a umidade evaporar, isso irá simular o efeito de arrefecimento do corpo. Veja a temperatura que está no termômetro de bulbo úmido e diminua da temperatura do termômetro de bulbo seco. O resultado da subtração será a umidade relativa do ar.
Os principais sintomas sentidos quando a umidade do ar cai são:
De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o índice adequado à saúde humana deve estar entre 40 e 70%, sendo prejudicial se está além ou aquém desses valores. Quando está abaixo do valor considerado ideal, é perceptível a garganta seca, mal-estar, dor de cabeça e incômodo na respiração.
Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. A umidade do ar a 10%, por exemplo, é um nível compatível com o do Deserto do Saara, por exemplo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%.
Além dos sintomas respiratórios, a baixa umidade pode causar irritação nos olhos e na garganta, ressecamento da pele, maior probabilidade de ocorrência de problemas cardíacos e até aumento da incidência de acidentes vasculares cerebrais (AVC).
O que fazer quando a umidade estiver alta?
Para secar e devolver o cheirinho de ar puro ao ambiente, use álcool de eucalipto, produto facilmente encontrado em supermercados. Molhe um pano em água e torça, enrole em uma vassoura de piaçava. Aplique álcool de eucalipto no pano – o álcool em gel é mais fácil de aplicar. Espalhe e passe nas paredes e no piso.
A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera - o que caracteriza se o ar é seco ou úmido - e varia de um dia para o outro. ... Isso caracteriza uma região de clima seco. A atmosfera com umidade do ar muito alta é um fator que favorece a ocorrência de chuva.
Uma solução prática para evitar os transtornos da umidade é usar pedaços de giz envolvidos em um tecido com furinhos, como tule, por exemplo. O gesso do giz irá ajudar a absorver a umidade e, assim, evitar a formação de mofo.
Abrir portas, janelas e armários é importante para arejar os ambientes. Nos dias de sol, deixe os cômodos abertos durante o máximo de tempo possível. Nos dias úmidos, abra somente pelo tempo suficiente para fazer o ar circular e depois feche para evitar que mais umidade entre em casa.
5 formas de se livrar da umidade da casa
O giz/carvão absorverá parte da umidade dos pisos e paredes, devendo ser trocado sempre que apresentar sinais que está esfacelando. Sim, uma casa limpa no inverno contribui para que a umidade nas paredes e pisos não se acumule com tanta frequência.
Como tirar umidade da parede do quarto?
São dois ingredientes muito fáceis de conseguir, todos temos em casa. Misturando em um recipiente vinagre branco e limão em partes iguais você poderá acabar com o cheiro de umidade. Se para você o cheiro que a mistura desprende parecer muito forte pode acrescentar um pouco de água para amenizá-lo.
Dica: como tirar cheiro de mofo da parede
Assim, quando se diz que a umidade relativa do ar está em 100%, implica dizer que o ar, na temperatura em que se encontra, está saturado com água, não sendo mais capaz de absorver este elemento.
Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.
A começar: a umidade ideal para um ambiente interno é 45%. Se bater os 30%, já é considerado muito seco, e chegar nos 50%, é úmido demais.
Vários fatores influenciam na umidade do ar, tais como a temperatura, cobertura vegetal, quantidade de edificações, presença de rios, lagos, mares, etc. O vapor de água presente no ar atmosférico pode desencadear nevoeiros, neblinas, orvalhos, geadas, etc.
A temperatura mais saudável para o bebé é entre os 16 ºC e os 20 ºC, e os níveis de humidade devem ser mantidos entre os 40% e os 60%.
Em um ambiente muito seco, por exemplo, um bebê pode sofrer com problemas respiratórios devido à garganta seca e consequentes feridas, sangramentos nasais e muito mais. Por isso, ligar o umidificador é a saída ideal para manter seu bebê saudável e longe desses incômodos.
O recomendado é que a temperatura varie entre 22 e 27 graus, o suficiente para oferecer conforto térmico.
Você pode ligar o umidificador de ar dentro do quarto do seu bebê, mas somente durante uma hora pela manhã, tarde e noite. Não deixe o umidificador ligado durante muito tempo. As paredes do quarto não são próprias para receber muita umidade, podendo levar a formação de mofo o que é prejudicial para a saúde.