Há momentos na vida em que o nosso cérebro precisa de ajuda para melhorar a memória e concentração, sobretudo em tempo de estudos e exames, alturas de muito stress e excesso de trabalho, ou simplesmente com o passar dos anos, embora a idade não seja necessariamente um sinal de demência, mas é parte do processo natural de envelhecimento.
Esteja você procurando estudar para o próximo teste, passar a noite inteira ou apenas dar um pequeno impulso ao seu cérebro, o chá é uma ótima maneira de melhorar o funcionamento cognitivo e o foco mental.
Juntas, a cafeína e a l-teanina presentes no matcha trabalham para melhorar a função cognitiva e a clareza, tornando o matcha um chá ideal para auxiliar no estudo e aumentar a capacidade cerebral.
Vários estudos têm demonstrado o efeito positivo do extrato de certas plantas sobre as funções cognitivas do cérebro. O termo “cognitivo”, significa a capacidade de cada pessoa para aprender, planear, concentrar-se e recordar.
Nestas situações os chás de ervas representam uma forma natural para melhorar a memoria e a concentração, para além de combater a fadiga intelectual e aumentar a nossa capacidade de aprendizagem e criatividade.
Além disso, o chá de alecrim pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para diabetes ou para regular a pressão arterial, e, por isso, caso se esteja fazendo uso de algum desses medicamentos é importante consultar o médico antes de tomar o chá.
Se você está passando a noite toda se preparando para um exame ou apenas quer uma xícara de algo que ajudará a melhorar sua clareza mental e foco, esses chás são uma alternativa saudável ao café, bebidas energéticas e outras bebidas com cafeína.
O chá de ginseng não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos de idade, em caso de gravidez ou amamentação, por pessoas que estejam tomando remédios para depressão, contra diabetes, se tiver doença cardíaca ou asma.
A dose máxima de ginseng é de 5 g a 8 g por dia, desta forma, não deve-se ultrapassar a quantidade de 4 xícaras por dia, pois pode causar efeitos colaterais como agitação, irritabilidade, confusão mental e insônia.
Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site, e exibamos anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
LEIA MAIS: 4 erros que pode causar explosão da panela de pressão; fique alerta!
Em épocas de exames, onde se deve aumentar a capacidade de memorização e de retenção de informações, ou simplesmente para quem deseja evitar as falhas de memória próprias da idade, convém tomar chás naturais para aumentar a função cognitiva, em vez de recorrer a produtos químicos.
O Mate é um chá com cafeína feito de uma espécie de azevinho e popular em toda a América do Sul. Tradicionalmente, o mate é bebido em cuias ocas, usando canudos filtrados chamados bombillas.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O chá de folhas soltas feito da planta camélia sinensis, bem como ingredientes à base de ervas, incluindo hortelã-pimenta, gengibre e açafrão, podem ajudar a melhorar a memória, aumentar o foco e tornar sua mente o mais aguçada possível.
Achou este conteúdo interessante? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Outra forma de consumir o Ginkgo biloba é utilizar o suplemento na forma de cápsulas que podem ser comprado em farmácias ou drogarias. Veja como tomar o suplemento de Ginkgo biloba.
Alguns estudos [1,2,3] mostram que o chá verde, feito da planta Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, especialmente epigalocatequina, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a melhorar o funcionamento cerebral, aumentando a interação entre diferentes áreas no cérebro, resultando em uma melhor capacidade de memória e atenção.
Primeiro ferva um quarto de litro de água, apague e espere alguns minutos até alcançar a temperatura de 70 ° C antes de introduzir uma colher de chá verde ou uma saqueta. O chá verde nunca deve ser preparado com água acabada de ferver, porque algumas substâncias benéficas perderiam-se com o calor. Deve ficar em infusão durante 7 a 9 minutos, o sabor será algo mais amargo, mas só desta maneira o chá consegue ficar com todas as suas propriedades benéficas para a saúde.
O chá de Ginkgo biloba é rico em flavonóides e ginkgolídeos, com ação antioxidante e vasodilatadora, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, reduzir a viscosidade sanguínea e diminuir os danos causados pelos radicais livres nos neurônios.
Embora o mate seja rico em cafeína, a cafeína presente no mate pode ter um efeito ligeiramente diferente do que outros tipos de cafeína, resultando em um efeito energizante sustentado sem o efeito de euforia associado ao café ou outras bebidas cafeinadas.