EQST

O Que A Teoria Multicausal?

O que é a teoria multicausal?

O homem passa a ser concebido como participante da natureza e da cultura. Assim, tendo o biológico como pano de fundo, a teoria multicausal diz que a doença é resultante de várias causas, que se ordenam dentro de três categorias: o agente, o hospedeiro (a pessoa doente), e o meio ambiente (físico, social e econômico).

Como se explica a Multicausalidade da doença?

O conceito de multicausalidade não exclui a presença de agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças. Ele vai além e leva em consideração o psicológico do paciente, seus conflitos familiares, seus recursos financeiros, nível de instrução, entre outros.

O que é teoria mística?

Assim, houve a teoria mística sobre a doença, que os antepassados a julgavam como um fenômeno "sobrenatural", ou seja, além da sua compreensão do mundo, superada, posteriormente, pela teoria de que a doença era um fato decorrente das alterações ambientais no meio físico e concreto que o homem vivia, envolvendo as ...

O que é teoria bacteriológica?

Esta teoria baseava-se no conceito de que uma vez identificados os agentes vivos específicos de doenças, os chamados agentes etiológicos e os seus meios de transmissão, os problemas de prevenção e cura das doenças correspondentes estariam resolvidos, esquecendo-se dos demais determinantes causais relacionados ao ...

O que é teoria do contágio?

O termo contágio foi empregado pelo médico italiano Girolamo Fracastoro (1478-1553), que formulou uma nova tese sobre a transmissão de doenças. Os agentes de enfermidades como a lepra, peste bubônica e varíola seriam germes vivos ou sementes, que poderiam contaminar pessoas saudáveis.

O que diz a teoria Miasmatica sobre o aparecimento das epidemias?

Esta teoria defendia que a doença era causada por um miasma composto por odores venenosos e cheiros fétidos, provenientes de pântanos, de poças d'água estagnada e de matéria orgânica em decomposição.

Qual foi a teoria para explicar o processo Saúde-doença que surgiu imediatamente após a teoria miasmática?

No fim do século 19, foi realizada a I Conferência Sanitária Internacional (1851), na qual a Teoria da Unicausal, que defendia que cada doença tem um agente específico, venceu a Teoria Miasmática. A partir daí, foram estabelecidas estratégias de prevenção de doenças, como quarentena e controle de animais.

O que é a teoria dos germes?

A teoria microbiana das doenças é uma teoria científica que estabelece que os microorganismos são a causa de inúmeras doenças.

Quais os fundamentos da teoria microbiana?

Após Pasteur ter descoberto o processo de fermentação e quem era o responsável, alguns cientistas alertaram a sociedade, da possibilidade dos micróbios terem relação com doenças que ocorriam em animais e seres humanos e esta teoria foi denominada Teoria microbiana da doença.

O que significa a palavra microbiologia?

Microbiologia é o ramo da ciência que estuda os microrganismos, ou seja, os seres vivos minúsculos que só podem ser vistos pelos humanos por meio do microscópio. O termo microbiologia vem do grego mikros, que significa pequeno e bio e logos, “estudo da vida”.

Qual o significado de Microbiologia e Parasitologia?

Gerais: Por meio do estudo detalhado da biologia de bactérias, fungos, vírus e parasitas, bem como das relações destes com o hospedeiro humano, o estudante deverá compreender os mecanismos mais importantes envolvidos na patogênese de infecções causadas por esses agentes.

Qual a importância do conhecimento do ciclo de vida dos parasitas?

Conhecer o ciclo biológico do parasito permite que se entenda a sua biologia e relações com os hospedeiros, consequentemente a sua patogenicidade. Fornece uma visão de pontos de prevenção, tratamento e controle das parasitoses.

Como o profissional enfermeiro pode ajudar na prevenção das parasitoses humanas?

O enfermeiro destaca-se na prevenção e controle das parasitoses intestinais através do desenvolvimento de práticas interativas e integradoras de cuidado. Assim, é necessário identificar, prevenir e tratar as infecções parasitárias, a fim de evitar prováveis epidemias e formação de novas áreas endêmicas.

Qual a melhor forma de prevenir as parasitoses?

· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

Qual a maior dificuldade a ser enfrentada no combate às parasitoses atualmente no Brasil?

No Brasil, os problemas envolvendo as enteroparasitoses tomam uma grande proporção, devido às condições socioeconômicas, à falta de saneamento básico, educação sanitária e hábitos culturais.