A prosa medieval é classificada em: Novelas de Cavalaria: também chamados de "romance de cavalaria", nesse tipo de texto, os escritores medievais exploravam os temas heroicos e mitológicos. ... Além da estrutura familiar, esses textos relatavam as façanhas, riquezas e conquistas de alguns elementos da família.
Nesse tipo de texto, os escritores retratavam e exploravam relatos e temas de caráter mitológico e atos heroicos. Neste tipo de prosa, os aspectos de misticismo e amor se sobrepunham às histórias propriamente relatadas. As façanhas, os belos herois, as paixões proibidas e os cavaleiros nômades.
Poesia Lírica: cantigas de amor e cantigas de amigo. Seus temas eram amorosos. Poesia Satírica: cantigas de escárnio e de maldizer. Seus temas eram profanos, com críticas sociais.
Cronicões – Caracterizavam-se como uma ordenação cronológica dos fatos históricos; Livros de linhagem ou nobiliários – Definiam-se como compilações da linhagem genealógica de famílias nobres, nas quais, não raras as vezes, demarcavam-se por relatos de episódios ou feitos de origem lendária.
Durante o período do trovadorismo, as principais manifestações foram as cantigas, ou seja, textos poéticos acompanhados de instrumentos musicais classificados em: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
Nesse período a língua portuguesa ainda era bem heterogênea. E a linguagem do Trovadorismo também. É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.
A Linguagem do Trovadorismo é musical, poética, popular, dialógica, crítica, lírica e satírica. Os trovadores eram os autores das cantigas, enquanto os jograis eram os cantores. Já os menestréis, além de cantarem, tocavam as músicas, as quais eram acompanhadas por alaúdes, violas e flautas.
Nas cantigas trovadorescas de maldizer o autor usa uma linguagem desbocada, vulgar, grosseira. Nesse tipo de cantiga o nome da pessoa satirizada é revelado. mas como Bernaldo o de Bonaval. O vosso trovar não é natural.
Os móveis de cozinha provençal geralmente são brancos ou em tons pastéis, como azul, verde e cinza. Na bancada, as pedras como mármore, granito e quartzo complementam o estilo rústico. Com design clássico, os armários de cozinha têm portas totalmente fechadas ou com vidro para deixar a louça à mostra.