Significado de Adiposa Composto por gordura; que contém gordura; diz-se do tecido formado por gordura; gorduroso: tecido adiposo. Que é muito gordo; excessivamente gordo; obeso.
Armação ou trama de tecido, em geral tecido conjuntivo, de um órgão, ou estrutura do organismo que sustém, entre as suas malhas, os elementos celulares, vasculares e nervosos.
O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo). A quantidade de gordura difere nas partes do corpo.
O tecido adiposo, a gordura, em uma mamografia aparece escuro. Uma mulher com mamas densas terá mais tecido fibroso e gandular do que gordura em sua mama e, portanto, sua mamografia aparecerá mais branca. Uma mulher cujo tecido mamário é principalmente substituído por gordura terá uma mamografia que fica mais escura.
A mama feminina é composta por lobos (glândulas produtoras de leite), por ductos (pequenos tubos que transportam o leite dos lobos ao mamilo) e por estroma (tecido adiposo e tecido conjuntivo que envolve os ductos e lobos além de vasos sanguíneos e vasos linfáticos).
BI-RADS 2. Significa que você tem na mamografia alguma imagem que não tem qualquer suspeita para câncer. Pode não ser um exame normal, ou seja, ás vezes tem calcificações de aspecto benigno (do bem) ou nódulos (alguma bolinha), mas cujo aspecto não lembra em nada um câncer de mama.
A classificação Birads é uma padronização do laudo da mamografia e do ultrasom com vistas a uma classificação de risco do resultado de exame. O Birads 3 sugere uma lesão “PROVAVELMENTE BENIGNA”, mas que, devido a um pequeno grau de suspeita, o intervalo entre os exames deve ser reduzida para 6 meses ao in és de 1 ano.
É importante notar que a classificação BI-RADS refere-se apenas a achados de imagem, e não leva em conta o quadro clínico da paciente. A categoria 4 do BI-RADS indica que há anormalidade suspeita, uma lesão com características suspeitas de malignidade.
A categoria 2 da mamografia inclui achados que são tipicamente benignos, mas que devem ser mencionados, tais como cistos, alterações pós-cirúrgicas ou relacionadas ao tratamento prévio e implantes. A possibilidade de benignidade também é de 100%. Alteração pós-mamoplastia bilateral (implantes). Categoria BI-RADS® 2.
Significa que há algum achado com grande probabilidade de ser benigno, ou seja, de não se tornar um tumor. Em geral, a probabilidade é maior que 98%.
Os resultados da mamografia sempre indicam em que categoria BI-RADS a mulher se encontra, onde o 1 significa que o resultado está normal e o 5 e 6 provavelmente são indicativos de câncer de mama.
A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame. Quando percebido nesse estágio inicial, o câncer de mama tem chance de cura em até 95% dos casos.
A mamografia é um exame da mama feito em um aparelho chamado mamógrafo, com o objetivo de identificar alterações no tecido mamário. Esse exame é capaz de identificar um tumor não palpável (normalmente menor do que um centímetro), assim como assimetrias e microcalcificações.
A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.
BIRADS 5. Uma mamografia ou demais exames de mama com BIRADS 5 demonstra que a suspeita de câncer neste grupo é altíssima. Nesse caso, elas necessitam obrigatoriamente de cirurgia. O médico ou médica pode até optar por uma biópsia antes da cirurgia, mas esta lesão precisa ser completamente removida cirurgicamente.
BI-RADS 5 – Altamente sugestivo de malignidade – há necessidade de conduta apropriada - Os achados tem pelo menos 95% de chance de serem malignos. Biópsia é altamente recomendada.
As mamas surgem aos pares nas mulheres e estão localizadas na parte superior do tórax, sobre o músculo peitoral maior. No sentido vertical, estendem-se da segunda à sexta costela. Exteriormente, a mama é coberta por uma pele lisa.
As mamas são encontradas na parede anterior do tórax, anteriormente à fáscia profunda e aos músculos peitorais; separadas deles pelo espaço retromamário. Cada mama consiste em glândulas mamárias cercadas de tecido conectivo. As glândulas mamárias são glândulas sudoríparas apócrinas modificadas.