A aquisição e análise de imagens digitais de raios X formam a base do campo chamado radiologia digital. ... A essa grade de quadrados chamamos de "imagem matriz", e cada quadrado na imagem é chamado de pixel. O pixel é a abreviatura para “picture element” ou elemento de uma imagem.
Coronal – É um plano utilizado nos cortes tomográficos para estudos complementares de algumas regiões, dividindo o corpo em anterior e posterior. Podemos ter reformatações de imagens axiais em coronais. Delay – É o tempo de espera para iniciar aquisição de imagens após o início de injeção do meio de contraste venoso.
A reconstrução multiplanar, também conhecida como MPR, é uma técnica que permite que, a partir de uma única série de imagens, feitas em uma orientação bem definida, gere-se outras séries de imagens em outras orientações.
O espectro de raios-x é modificado, quando o feixe de radiação atravessa um material, pela atenuação dos fótons primários. Os filtros podem ser grosseiramente classificados como atenuadores, passa-alta e passa-banda. Atenuadores são filtros que atenuam fótons igualmente em um intervalo de energia.
A escala Hounsfield é utilizada para medição do coeficiente de atenuação de um feixe de raios X ao atravessar o corpo humano. O valor da unidade Hounsfield varia de acordo com a quantidade de fótons de raios X absorvida por cada tecido humano.
A imprensa noticiou o fato com destaque em 5 de janeiro de 1896. A descoberta de Röntgen fez enorme sucesso na medicina, porque permitia, pela primeira vez, observar o interior do corpo mantendo-o intacto. Nesta época, ainda não se sabia que estes raios, em excesso, podem prejudicar o organismo.
O entendimento do processo de atenuação da radiação é importante na construção da imagens em TC. A atenuação é a redução da intensidade de um feixe de radiação que atravesse alguma estrutura.
Os detectores permitem determinar a quantidade de radiação que conseguiu atravessar o objeto sem interagir e, desta forma, o computador obtém a parcela do feixe absorvida no trajeto por ele percorrido.
Conversão. Em unidades SI, 1 R = 2,58×10−4 C/kg (de 1 esu ≈ 3.sup>−10 C e a densidade do ar na atmosfera padrão de ~1.
Um gray é a absorção de 1 J de radiação por 1 kg de matéria. A dose equivalente (H) é uma medida da dose de radiação num tecido. Esta grandeza tem maior significado biológico que a dose absorvida, pois permite relacionar os vários efeitos biológicos de vários tipos de radiação.
A unidade anterior, não do SI, o curie (Ci), equivale a 3,7x1010 Bq. O curie foi originalmente escolhido para aproximar a atividade de 1 grama de rádio-226.
Atualmente essa unidade é pouco utilizada, em detrimento da adotada pelo Sistema Internacional de Unidades, o bequerel (Bq), que corresponde a uma desintegração/segundo(1Bq = 2,7 x 10-11 Ci). de raios X ou raios gama.
São grandezas radiológicas associadas ao campo de radiação, que contabilizam o número de radiações relacionado com alguma outra grandeza do sistema de medição tradicional, como tempo e área. Com isso, podem-se definir grandezas do tipo Atividade de um material radioativo, ou Fluência de partículas de um acelerador.
1 Curie [Ci] = 000 Becquerel [bq] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Curie em Becquerel.
Becquerel (símbolo Bq) é a unidade de medida no Sistema Internacional (SI) para atividade de um radionuclídeo. ... É definido como: 1 Bq = 1s−1, ou seja um becquerel corresponde a uma desintegração nuclear por segundo.
A unidade de medida internacionalmente aceita é C/kg (carga elétrica dos íons, em coulombs, por 1 kg de ar seco e puro). ... 1 rad equivale a 0,01 joules por kg. Atualmente usa-se o gray (Gy) para expressar dose absorvida no sistema internacional (SI), que corresponde a 100 rad (1 joule de energia para 1 kg de massa).
O mais usado é o contador geiger, composto de um tubo de metal, cheio de gás (geralmente argônio) atravessado por um fio. “A radiação entra no medidor por meio de uma pequena abertura, chamada janela”, explica o físico Olácio Dietzsch, da Universidade de São Paulo.
Sievert (Sv) é uma unidade que mede os efeitos biológicos da radiação – os efeitos físicos são mensurados por outra unidade, chamada gray (Gy).
A radiação emitida ao incidir sobre a superfície de outra matéria pode ser refletida, absorvida ou transmitida. Quando absorvida, a energia é geralmente reemitida, em diferentes comprimentos de onda.