Ao cair da noite, há muitas vezes um período de calma durante o qual a temperatura em terra e no mar são iguais. De noite, como o oceano arrefece mais lentamente, a brisa sopra de terra, na direção oposta, mas é geralmente mais fraca porque a diferença de temperaturas é menor.
Significado de Brisa substantivo feminino Vento suave e fresco; fresca. Vento que sopra à beira mar; aragem. [Figurado] Ato de brisar, de divagar sob o efeito de droga, meditação, música etc. ... Vento suave que, durante o dia, sopra do mar para a terra.
Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noi- te), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira: ... O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter. calor durante o dia.
Durante o dia a terra aquece mais rapidamente do que a água, logo o ar junto à superfície terrestre está mais quente e é empurrado para cima pelo ar frio vindo do mar que forma uma brisa durante os dias quentes. À noite o processo é o inverso porque o mar demora mais a perder calor do que a terra.
Resposta: -Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade. -Brisa: é um vento de pouca intensidade. -Vendavais: deslocamento violento de uma massa de ar, de uma área de alta pressão para outra de baixa pressão.
O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas.
Ventos secos podem resultar em ramos, folhas e frutos machucados e partidos, sendo que tais lesões são portas de entrada de fitopatógenos. Além disso, os ventos podem ocasionar menor florescimento e frutificação, por dificultar os processos de polinização e fecundação das flores.
Quando uma massa de ar se aquece, o ar mais frio sobe e toma o seu lugar, e é assim ciclicamente. O que nós chamamos de vento é o movimento do ar, que acontece por esse deslocamento de massas de ar na superfície da atmosfera.
O transporte de ar para o centro causa uma diminuição da área ocupada pela massa de ar, um processo chamado convergência horizontal. Como conseqüência, o ar deve acumular-se, isto é, aumentar sua altura. Este processo gera uma coluna de ar mais "alta" e portanto mais pesada.
O que poucos sabem é que o Sol é o grande responsável pela existência dos ventos. O Sol esquenta a superfície da Terra. A Terra esquenta o ar que a rodeia, e o ar quente dilata-se, fica mais leve e sobe, deixando em seu lugar o ar mais pesado, mais frio. ... Esse vaivém das massas de ar forma o vento.
O Sol esquenta a superfície da terra,Assim a Terra esquenta o ar que rodeia,O ar quente envolvido,fica leve e sobe. Assim o ar mais denso fica ali,(Ar mais frio). O ar quente que sobe e resfria-se e volta a superfície da terra,assim substituindo o ar quente. Este movimento do ar é conhecido como "Vento".
Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).
Comece procurando chamar atenção para os momentos em que o vento é notado e desperta o interesse:
O ar é um elemento fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e partículas suspensas. ... Por outro lado, ele favorece o desenvolvimento de diversas doenças por vírus, bactérias e microrganismos, os quais são levados pelas correntes de ar.