A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. ... O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas.
A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. É uma área de extrema importância, pois, afinal de contas, lida com uma quantidade absurda de espécimes e, sem uma devida classificação, seria impossível o estudo preciso e vital para a melhoria de conhecimento do mundo natural.
A identificação botânica se faz necessário para a obtenção de diferentes informações sobre espécies que possuem diferentes características e particularidades individuais.
Espécie-tipo é a designação específica (nomen de uma espécie) que fixa o nome de um género (ou de qualquer taxon de um escalão intermédio entre género e espécie).
Uma maneira de acelerar o processo é trocar os jornais e o papelão semanalmente, mas o procedimento é delicado e há o risco de estragar as amostras de plantas. Após o período de secagem, abra a prensa e retire as plantas secas com cuidado. Utilize papel sulfite ou cartolina para montar cada exsicata.
Vamos montar um Herbário?
A principal função de um herbário é abrigar fragmentos ou amostras da biodiversidade vegetal. ... O conhecimento sobre a abrangência das características das espécies vegetais é dado pelas informações contidas em herbários. Eles servem de documentação de pesquisas botânicas, especialmente taxonômicas e florísticas.
O herbário é um local onde é possível obter informações a respeito da biodiversidade vegetal de uma área. ... Nos herbários, as plantas são armazenadas na forma de exsicatas.
Significado de Herbário substantivo masculino Coleção organizada de plantas dessecadas. Os herbários são muito úteis para o estudo das plantas. Constituem uma maneira prática de examinar muitas variedades, representando um registro valioso da vida vegetal.