EQST

O Que A Abordagem Centrada Na Pessoa De Carl Rogers?

O que é a abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers?

A abordagem centrada na pessoa foi desenvolvida em 1940 pelo psicólogo Carl Rogers. Também conhecida como terapia centrada na pessoa, ela procura estimular e expor a tendência humana de autoatualização das pessoas. ... Para Rogers, essa tendência humana de buscar a saúde e o bem-estar foi batizada de Tendência Atualizante.

O que é empatia para Rogers?

Rogers (1957/2008) compreende empatia como sendo sentir o mundo do cliente como se fosse o seu próprio mundo, mas o terapeuta, nesse momento, não pode perder a qualidade de “como se” estivesse no mundo do outro.

O que é empatia conceito?

Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

O que dizer a palavra empatia?

2 Psicol Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem. 3 Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura. 4 Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação. 5 Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.

O que significa ter compreensão empática?

O conceito de compreensão empática ocupa um lugar fundamental na psicoterapia de Carl Rogers, visa a que o psicoterapeuta capte os sentimentos e significados pessoais que o cliente está vivendo.

O que é a tendência Atualizante?

Tendência Atualizante. A Abordagem Centrada na Pessoa tem como pressuposto a tendência atualizante, que é a convicção de que todo ser vivo busca o melhor para si.

O que é aceitação positiva incondicional?

A consideração positiva de um outro significativo pode ser chamada de incondicional toda vez que o indivíduo é incapaz de discriminar qualquer experiência sua como sendo mais digna ou menos digna de consideração positiva por parte daquela pessoa.

O que é consideração positiva?

Em linhas gerais, ter consideração positiva incondicional é receber e aceitar a pessoa como ela é e expressar um afeto positivo por ela, simplesmente por ela existir, não sendo necessário que ela faça ou seja isto ou aquilo; a empatia, por sua vez, consiste na capacidade de se colocar no lugar do cliente, ver o mundo ...

Como surgiu a ACP?

A ACP é uma das primeiras vertentes da Psicologia Humanista e deve sua sistematização ao psicólogo norte-americano Carl Rogers, que aponta para uma perspectiva de homem e das relações humanas e valoriza a potência de desenvolvimento do ser humano.

O que é terapia centrada na pessoa?

A terapia centrada na pessoa é uma abordagem humanista que lida com as formas pelas quais os indivíduos se percebem conscientemente. Assim, o papel do psicólogo não é interpretar os pensamentos ou ideias inconscientes do paciente. Além disso, “empatia” é a palavra de ordem quando se aplica o método.

Onde nasceu Carl Rogers?

Oak Park, Illinois, EUA

Quem foi Carl Rogers na psicologia?

Carl Rogers foi um psicólogo americano que deu origem a Terapia Centrada na Pessoa. Ele nasceu em 8 de janeiro de 1902, na cidade de Oak Park em Illinois. Faleceu em 4 de fevereiro de 1987, na California. Seu pai era engenheiro civil, e sua mãe dona de casa, sendo o quarto filho entre 6.

Como a psicologia humanista e a teoria de Carl Rogers podem ser incorporadas na educação?

Rogers é considerado um representante da psicologia humanista e da corrente humanista em educação. Como proposta de metodologia, a não-diretividade é característica. É um método não estruturante de processo de aprendizagem, pelo qual o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.

Quais as três condições facilitadoras da aprendizagem para a teoria humanista?

2 O ENSINO CENTRADO NO ALUNO Tambara e Freire (2007) destacam essas atitudes facilitadoras da mudança terapêutica como sendo: a Consideração Positiva Incondicional, a Compreensão Empática e a Congruência.

O que é a não diretividade?

Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

O que é o método não diretivo?

No aconselhamento não-diretivo também se prioriza a apreensão da personalidade do sujeito em sua totalidade, envolvendo a percepção de suas diferenças. Todavia, na primeira abordagem é o orientador que delineia os objetivos do aconselhamento, mesmo considerando a individualidade do orientando.

O que é uma entrevista não-diretiva?

A entrevista não-diretiva é originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado; e pressupõe que o informante é competente para exprimir com clareza sua experiência, é uma maneira de receber ...

O que é tendência liberal renovada não-diretiva?

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliar das experiências. ... A Escola procura preparar indivíduos competentes para o mercado de trabalho.

Quando surgiu a tendência liberal tecnicista?

Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978. As Leis 5.

O que é a tendência progressista libertária?

A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... Essa pedagogia valoriza a autogestão, acredita na liberdade total, com isso dá mais importância no processo aprendizagem e nos conteúdos de ensino para com o aluno.

O que se entende por pedagogia libertária?

A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário em que ela o institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões e associações.

Quem criou a pedagogia libertária?

Pierre-Jo- seph Proudhon

Quais as características da pedagogia libertadora?

Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. ... A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.

Quando a educação não é libertadora?

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” Neste sábado (19), as redes sociais amanheceram e passaram o dia apresentando homenagens ao educador, filósofo, advogado, professor, pesquisador, pedagogo, pensador, escritor Paulo Freire.

Em que se baseia a pedagogia libertadora e em que consiste o pensamento pedagógico de Paulo Freire?

O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. ... O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.