“Tem direito à cidadania italiana os descendentes de italianos que comprovam a transmissão do sangue por meio de certidões de nascimento, casamento e óbito. Não existe limite de gerações, ou seja, um bisneto pode reconhecer a cidadania italiana.
É o FOREBEARS, um site que reúne dados coletados em diversos países e disponibiliza para usuários da internet. É muito simples de usar e prático. Basta colocar seu sobrenome e esperar o direcionamento, que levará a uma página que aponta a quantidade de pessoas com o mesmo nome familiar.
O primeiro passo é acessar o link do Mapa dos Sobrenomes – Mappe dei Cognomi, em italiano. Para visualizar a distribuição do seu sobrenome nas regiões da Itália, basta inserir o sobrenome que você quer pesquisar no campo disponível e clicar em pesquisar – ricerca, que o mapa vai se abrir.
Onde conseguir uma certidão de nascimento, certidão de casamento ou certidão de óbito na Itália? Para localizar certidões de nascimento, seja para obtenção de dupla-cidadania, ou qualquer outro motivo, o interessado deverá enviar um e-mail para: [email protected], requerendo a busca.